Abdominoplastia pelo SUS 2020 – Como fazer cirurgia plástica gratuita

Sim, é possível fazer abdominoplastia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O procedimento está na lista dos permitidos em 2020, entretanto, por ser um sistema público como requisito para fazer uma cirurgia plástica é  necessário que o processo seja realmente uma recomendação médica para melhoria da qualidade de vida do paciente.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica feira na região do abdômen para remover o excesso de gordura ou pele nessa área. O procedimento é mais comum em quem fez cirurgia para redução do estômago, a bariátrica. Quer saber se o processo abrange seu caso em específico?

Aqui você vai ficar por dentro de tudo o que precisa fazer para conseguir realizar esse procedimento pelo SUS e, portanto, totalmente de graça. Saiba mais sobre essa cirurgia, como é feita, o que é preciso para realizar a cirurgia, como é o pós operatório, para quem é indicada, se existe uma fila de espera grande e tudo que você precisa saber.

Como fazer abdominoplastia pelo SUS em 2020

  • No posto de saúde onde está cadastrado agende uma consulta com um médico. Você vai precisar ter o cartão do SUS para realização da consulta com seu médico e avaliar se é realizada esse tipo em seu caso;
  • Na consulta converse com o médico para averiguar as melhores formas de resolver sua situação e se a abdominoplastia é uma delas, veja se você pode fazer uma abdominoplastia em segurança, priorizando o bem estar;
  • Se o médico recomendar, você entrará na lista para realização do procedimento, ela é feita de acordo com a lista de espera, por isso, é preciso você se preparar para o antes e pós operatório para essa cirurgia plástica reparadora;
  • A solicitação é enviada ao posto de saúde que, por sua vez, faz a inclusão na lista de espera para que seja providenciado uma abdominoplastia com um cirurgião plástico, melhorando direto sua auto estima;
  • O seu lugar na lista de espera pode ser consultado no sistema do próprio posto de saúde, verificando quando é sua vez, quando é realizada e os resultados;
  • Mantenha o seu celular e e-mail atualizado, pois será por meio dele que o postinho irá te informar sobre o agendamento das próximas consultas pré-operatórias;
  • As cirurgias costumam ser feitas em hospitais, escolas ou laboratórios de universidades que possuam o aparato médico necessário, fique de olho em sua ficha e verifique mais sobre essa cirurgia.

Quem tem direito?

Como o SUS é para todos qualquer pessoa é elegível para um procedimento estético que seja coberto pelo Sistema. Entretanto, o sujeito fica a mercê de duas situações quando realiza o agendamento pelo programa: a aprovação do médico e a lista de espera. Assim, será avaliado seu caso em específico, se não tem riscos, se ela é segura entre os procedimentos estéticos existentes e mais da cirurgia em questão.

O SUS só pode aprovar procedimentos reparadores, nunca de cunho estético. A segunda opção só é válida quando o dano estético tem efeitos psicológicos no pacientes, como ter orelhas muito grandes, por exemplo. Portanto, se estiver querendo a cirurgia como procedimentos estéticos, é importante saber de todos os impedimentos existentes, além disso, para casos em específico para quando feita em seu caso.

Sem a aprovação do médico não é possível fazer a cirurgia por meio do SUS. Isto quer dizer que o profissional precisa concordar que essa é a melhor opção para o tratamento do problema do paciente. Você pode verificar isso direto com o médico caso se tenha dúvidas, além de em casos em que é cirurgia recomendada para melhorar sua vida psicológica.

Depois da aprovação conquistada vem a lista de espera, que pode ser muito longa, podendo levar até anos. Esse tipo de cirurgia geralmente é feito em uma mulher, principalmente quando é para caso em que você está afetada mentalmente, se seu psicológico atrapalha.

Clique aqui para fazer a consulta da sua posição na lista, caso já tenha feito o agendamento.

Abdominoplastia antes e depois

Como funciona a abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia de grau médico e que tem como finalidade remover o excesso de pele da barriga. A cirurgia é considerada de grau médio de dificuldade, além disso, é preciso cuidado após uma determinada época no local operado.

A anestesia é aplicada no início da cirurgia até o paciente apagar. Depois disso, o médico-cirurgião faz uma incisão pequena no pé da barriga acima dos pêlos pubianos até a altura do umbigo, em forma de semicírculo.

Depois, é retirado a gordura e o acúmulo de excesso de pele. Assim, o médico costuma usar uma cinta com os músculos do abdômen para segurar o procedimento.

Para finalizar, o médico puxa toda a pele abdominal até a área pubiana para fechar o corte e realiza os pontos para fechar a incisão.

Efeitos da cirurgia

Ao todo, os efeitos da cirurgia são:

  • Eliminar a flacidez abdominal;
  • Eliminar estrias da região abdominal;
  • Amarração dos músculos do abdômen.

A maior parte dos pacientes que o fazem são obesos que perderam peso rapidamente ou passaram pela cirurgia bariátrica, a qual tem um dos principais efeitos colaterais o acúmulo de pele no abdômen, braços e pernas. Também é procedimento comum para mulheres que passaram por muitas gestações.

Existem 6 tipos de cirurgia de abdominoplastia que podem ser recomendadas por um médico. São elas:

Miniabdominoplastia

Recomendada para reduzir a quantidade de pele na barriga, mas com uma incisão mais leve. Mais aconselhada para quem não vai conseguir reduzir somente a base de exercícios físicos e dietas.

Abdominoplastia pelo umbigo

Uma cirurgia menor feita com um recorte no umbigo que visa retirar o excesso de gordura e pele flácida ao redor do umbigo.

Abdominoplastia extensa ou circunferencial

Cirurgia mais recomendada para pessoas que passaram por processos agressivos de emagrecimento ou por muitas gestações.

Abdominoplastia total ou completa

Procedimento mais utilizado para quem tem uma região específica com excesso de pele ou para lugares que se estendem como nos quadris, abdômen e costas.

Abdominoplastia em âncora

Cirurgia indicada para obesos que emagreceram rapidamente ou fizeram a redução do estômago. Nesses casos é mais comum a sobra de pele na região abdominal, a qual pode ser retirada com uma incisão horizontal e outra vertical até o que se chama de linha de biquíni.

Abdominoplastia Tipos

Quanto tempo dura?

O tempo de duração da cirurgia varia entre 2 a 4 horas, dependendo do tipo do procedimento e a própria forma como for conduzido o procedimento.

Recomendações para antes da cirurgia

A Cirurgia tem recomendações como uma dieta leve e descanso um dia antes. A cirurgia não é perigosa.

Recomendação pós-cirúrgico

A cirurgia tem como recomendação pós-cirúrgico a limitação de movimentos, dieta específica e a marquinha da cicatriz que fica oculta abaixo da calcinha, na linha do biquini (parecida com a da cesárea).

Outras cirurgias plásticas para fazer pelo SUS

A abdominoplastia não é a única cirurgia coberta pelo SUS. Na listagem de tratamentos também é possível fazer:

  • Redução de estômago (bariátrica);
  • Cirurgia de desvio de septo;
  • Correção de orelhas muito abertas;
  • Correção de fendas palatinas;
  • Correção de lábios leporinos;
  • Redução de mamas, quando o tamanho do seio prejudica a coluna;
  • Aplicação de silicones, quando a mulher tiver o seio removido devido um procedimento estético.

Entre as cirurgias que não são cobertas pelo sus está o aumento dos lábios, lipoaspiração ou a remoção de sinais e manchas de pele de cunho estético.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

8 Comentários

  • maria patricia alves de sousa disse:

    gostei muito adoraria fazer uma abdomnoplastia sou jovem e ja tive tres gravidez agora fiz laqeadura vou falar com meu medico para mim avaliar

  • Genesita nascimento Santa Rosa disse:

    Queria tanto fazer uma cirurgia 😪 pois não aguento mais ter que mim esconder atrás de vestido folgado .mas não tenho dinheiro e muito triste saber que vc não pode fazer o que lhe traria um pouco de alegria .se por acaso alguém ver meu comentário i poder mim ajudar eu agradeço .

  • DayanaAlmeidadaSilva disse:

    Precisomuito dessa cirurgia 6 gestação acabo com minha barriga tou muito triste com isso preciso de ajuda

  • MARCIA ADRIANA DURAND THOMAS disse:

    Meu nome e Márcia Adriana durand Thomas , tenho um sonhos a anos de fazer seio e barriga pois tive dois fungos e fiquei com a barriga horrível, preciso muito fazer cirurgia mais não tenho dinheiro!

  • echilley cristina honorio da silva disse:

    eu preciso muito de uma cirurgia

  • Lenilda Gomes de Oliveira disse:

    E meu sonho nunca usei roupa de Praia

  • Roseli de Freitas Barbosa disse:

    Gostaria de fazer cirurgia plástica pelo sus como fazer escrição

  • Marciana Gomes Marcelino disse:

    Gostaria de fazer abdominoplastia

Deixe seu Comentário

WebGo Content