O Aqui Tem Remédio é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em 2015 pela portaria N° 82-2015 que facilita à população paulistana encontrar unidades do serviço público municipal e saber onde adquirir medicamentos no estado. A busca é feita por um sistema online, disponível via site oficial e aplicativo para celulares Android e iOS.
Por meio dessa consulta, como uma ferramenta, você tem acesso na rede municipal e nos postos de saúde para encontrar em quais locais os medicamentos na farmácias de rede estão disponíveis. Tudo isso aumentando em saúde a questão de ir até a unidade para a busca de medicamentos e assim, ter maior uso das unidades de saúde.
Por meio do serviço Aqui Tem Remédio o usuário poderá se informar sobre as demais informações na rede de saúde, como funciona nas farmácias essa coleta e demais informações para auxiliar a população:
Sendo assim, quem mora em São Paulo poderá saber antes mesmo de sair de casa onde ir para adquirir a medicação, se será necessário receita médica e qual é o preço do remédio no Sistema Único de Saúde. Veja aqui como usar.
💊 → VEJA TAMBÉM: Como funciona o Farmácia Popula (Atualizado 2020)
Para usar o sistema no Aqui tem Remédio no celular basta fazer o download do aplicativo nas lojas oficiais de apps do Android e iOS. Para baixar clique nos botões abaixo para acessar o sistema com segurança, ele foi feito para a prefeitura municipal poder utilizá-lo e acessar outras informações relacionadas as farmácias da rede.
Para fazer a consulta e uso do programa no navegador, no computador (desktop) – como no Google Chrome ou Mozila Firefox para PC. Clique no botão abaixo para ser redirecionado para o site oficial do Aqui Tem Remédio, da Prefeitura de SP.
Por lá você tem essa e outras informações em uma ferramenta prática para acesso as unidades de saúde, nas farmácias, tudo desenvolvido de forma a auxiliar a população para ter a saúde próxima do cotidiano e medicamentos na disposição.
O sistema é muito intuitivo, tanto na versão mobile quanto no PC. Use o passo a passo abaixo para fazer a sua consulta e uso dos serviços disponíveis:
Passo 1 – Acesse a plataforma oficial no site ou aplicativo (links disponíveis acima)
Passo 2 – Se estiver utilizando a plataforma no celular ative a localização no GPS para facilitar a sua busca. Se estiver usando no navegador insira a sua localização na barra “Endereço” ou clique em “Permitir” para que o sistema reconheça a sua localização automaticamente.
Passo 3 – Indique um endereço de referência para conseguir filtrar a busca para as localidades mais próximas da sua região; Ao selecionar o endereço correto o mapa já mostrará a sua localização. Mas nem sempre aparece a localização no mapa – caso isso aconteça, prossiga a sua busca assim mesmo. Você poderá usar as opções de + e – para conseguir ampliar o mapa.
Passo 5 – Na aba “medicamento” indique o nome do medicamento (deve digitar o nome genérico, ou seja, o princípio ativo). Por exemplo, Omeprazol é o nome da substância ativa, mas o mesmo também pode ser encontrado em forma de Losec – é o mesmo caso do Dorflex, nome comercial para paracetamol. A partir de três letras o sistema á irá mostrar opções de preenchimento, quando isso acontecer clique sobre o medicamento buscado.
Passo 6 – Clique em “Adicionar” para inserir o medicamento na lista de pesquisa, é possível pesquisar mais de um ao mesmo tempo, sendo o total de cinco.
Passo 5 – Confira os endereços das unidades mais próximas que possuem o remédio disponível.Na consulta aparecerá a quantidade de estoque disponível, o preço (e se pode ser subsidiado pela Farmácia Popular)
Passo 8 – Clique sobre a unidade para conferir as rotas disponíveis para chegar no local de carro, metrô ônibus ou a pé a partir do mapa.
Passo 9 – Se quiser obter mais informações sobre os medicamentos pesquisados, como novas unidades em estoque ou se está disponível numa unidade mais próxima de sua localização cadastre o seu e-mail na parte inferior para receber avisos da Secretaria Municipal de Saúde.
O sistema desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde abarca 560 farmácias públicas de São Paulo e disponibiliza a consulta para 280 tipos de medicamentos.
Ao realizar a consulta do medicamento o usuário também poderá saber se poderá retirá-lo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) gratuitamente. Se estiver disponível, será preciso ir até o local com a carteira de identidade e o cartão do SUS. Dependendo da substância pode ser requerido receita médica.
Por enquanto o aplicativo só está disponível no Estado de São Paulo (capital e região metropolitana) tornando-se indisponível em outras cidades do país.
Não é preciso cadastro prévio no aplicativo e nem no site para fazer a consulta de medicamentos.
São medicamentos destinados a tratar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma de forma gratuita. Também são disponibilizados antibióticos, ansiolíticos, antifúngicos e anti-inflamatórios com descontos garantidos pelo SUS.
Medicamentos para tratamento de câncer pode ser encontrado de graça ou com desconto. Caso o medicamento que procura esteja em falta, você pode fazer uma solicitação na Justiça.
O Programa Aqui Tem Remédios não subsidia medicamentos, contudo, muitas das farmácias que estão credenciadas no sistema também participam do Programa Farmácia Popular do SUS – com este sim pode-se obter remédios 100% gratuitos ou até 90% mais baratos do que na indústria farmacêutica. Saiba aqui como funciona.
Deixe seu Comentário