Programa Aqui Tem Remédio 2020 – Como usar e Remédios disponíveis

A Prefeitura de São Paulo lançou em 2015 um aplicativo para informar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) os postos onde os remédios podem ser adquiridos na capital.

Trata-se de um aplicativo que pode ser instalado no celular, ou pode ser usado por meio do computador. Ele tem acesso as 560 farmácias públicas de São Paulo e são uma maneira de garantir que pessoas que não podem pagar pelos medicamentos tenham acesso aos remédios. Confira abaixo como funciona o Aplicativo “Aqui Tem Remédio” 2020.

Como funciona

como usar o Aqui tem RemédioO sistema público de saúde do Brasil oferece 280 tipos de remédio para São Paulo que são distribuídos em cerca de 500 unidades de saúde. O objetivo desse programa é que a população que depende do SUS possa encontrar os remédios distribuídos de forma gratuita ou com preço mais em conta.

No entanto, como a procura é alta, nem sempre os remédios estão disponíveis em todas as unidades. Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo desenvolveu um sistema que permite localizar o tipo de remédio específico no posto mais próximo da residência do cidadão. Assim, ele evita ir até o local que não possui o remédio que precisa.

Para fazer a busca no site ou no aplicativo do Aqui tem Remédio, você precisa digitar seu endereço completo. Depois, coloque o nome do remédio que precisa e clique em pesquisar. O sistema analisará os postos mais próximos primeiro. Caso precise de mais de um medicamento, você pode fazer uma lista de até cinco remédios para que facilite encontrar todos na mesma UBS.

Para utilizar o aplicativo no celular, você precisa baixa-lo. Ele está disponível tanto para Android quanto iOS. Pelo site, acesse o link http://aquitemremedio.prefeitura.sp.gov.br/#/.

Programa Aqui tem remédio

Programa Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular foi criado pela Secretária da Saúde do Brasil para facilitar o acesso de pessoas de baixa renda a remédios para doenças comuns e doenças graves. Os remédios podem ser distribuídos de forma gratuita ou na forma de copagamento.

Mesmo sem ser de baixa renda, qualquer cidadão brasileiro pode ter acesso aos medicamentos, desde que possua a carteirinha do SUS e tenha a receita médica dentro do prazo de validade (365 para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas). As receitas podem ser tanto do SUS quanto de consultórios ou particulares.

Após o seu cadastro, os dados serão verificados e a venda será processada. Após a venda, dois cupons serão emitidos: o Cupom Fiscal e o Cupom Vinculado. Esse segundo deve ser assinado obrigatoriamente  pelo próprio usuário, bem como o endereço de residência deve ser preenchido no momento da compra. Serão emitidas duas vias (uma via ficará com você e outra com a farmácia).  Veja aqui detalhes de como usar o Farmácia Popular em 2020. 

Quem tem direito?

Para ter direito aos medicamentos de graça ou com descontos garantidos pelo SUS, você precisa se dirigir até uma UBS ou Farmácia Popular com seus documentos de identificação, comprovante de residência, cartão nacional de saúde (carteirinha do SUS) e com a receita médica. Caso você ainda não tenha a carteirinha do SUS, ela pode ser feito na hora.

Remédios disponíveis no Aqui Tem Remédio 2020

Aqui tem remédioA lista completa com todos os medicamentos disponíveis no aplicativo Aqui Tem Remédio pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde. 

São medicamentos destinados a tratar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma de forma gratuita. Também são disponibilizados antibióticos, ansiolíticos, antifúngicos e anti-inflamatórios com descontos garantidos pelo SUS. Medicamentos para tratamento de câncer pode ser encontrado de graça ou com desconto. Caso o medicamento que procura esteja em falta, você pode fazer uma solicitação na Justiça.

MEDICAMENTO INDICAÇÃO PAGAMENTO
ACETATO DE MEDROXIPROGETERNA 150MG ANTICONCEPÇÃO COPAGAMENTO
ALENDRONATO DE SÓDIO 70MG OSTEOPOROSE COPAGAMENTO
ATENOLOL 25MG HIPERTENÇÃO GRATUITO
BROMETO DE IPRATRÓPICO 0,02MG ASMA GRATUITO
BROMETO DE IPRATROPÍCO 0,25MG ASMA GRATUITO
BUDESONIDA 32MCG RINITE COPAGAMENTO
CAPTOPRIL 25MG HIPERTENSÃO GRATUITO
CARBIDOPA 25MG + LEVODOPA 250MG PARKINSON COPAGAMENTO
CLORIDRATO DE BENSERAZIDA 25 MG + LEVODOPA 100 MG PARKINSON COPAGAMENTO
CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG DIABETES GRATUITO
CLORIDRATO DE METFORMINA 850MG DIABETES GRATUITO
CLORIDRATO DE PROPRANOLOL 40MG HIPERTENSÃO GRATUITO
DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 500MCG ASMA GRATUITO
DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 200MCG ASMA GRATUITO
DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 250MCG ASMA GRATUITO
GLIBENCLAMIDA 5MG DIABETES GRATUITO
HIDROCLOROTIAZIDA 25MG HIPERTENSÃO GRATUITO
INSULINA HUMANA 100UI/ML DIABETES GRATUITO

 

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content