Brasil Sorridente – Como ter acesso ao dentista gratuito pelo SUS?

Brasil Sorridente é o nome do programa criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Política Nacional de Saúde Bucal. O Brasil Sorridente é gratuito para toda a população do país.

O programa já auxiliou a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso facilitado a serviços odontológicos.

Entenda mais sobre o Brasil Sorridente, como ter acesso e outras informações.

Sobre o Brasil Sorridente

Brasil Sorridente

Nem todo mundo tem acesso a um plano de saúde para obter serviço odontológico. E na rede privada, os tratamentos podem ser bem dispendiosos, por isso o SUS existe para esse propósito.

O Brasil Sorridente foi criado em 2004 para que a população brasileira tenha acesso a vários tratamentos odontológicos gratuitamente através do SUS, em especial voltado para pessoas que não têm condições financeiras suficientes.

Com foco na eficiência e na abrangência nacional, o Brasil Sorridente é estratégico e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior programa de saúde bucal público de todo o mundo.

Geralmente, as consultas do Brasil Sorridente são realizadas em unidades de atendimento do SUS, como as UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Unidades de Saúde Família), UPA (Unidades de Pronto-Atendimento) e CEO (Centros de Especialidades Odontológicas).

Existem as unidades odontológicas móveis que garantem o alcance do programa para locais mais difíceis, além de chegar aos povos indígenas.

Como ter acesso ao Brasil Sorridente?

consultório odontológico

Como comentado, o Brasil Sorridente é de acesso para toda a população brasileira, por isso seja quem você é, onde estiver, o programa está disponível para você, sem custos.

Para participar do Brasil Sorridente, verifique se existe atendimento odontológico gratuito em seu município. Para isso, vá até um posto de saúde ou uma unidade de atendimento mais próxima de onde você mora, com o Cartão SUS em mãos.

Solicite as informações para confirmar a existência do programa. Caso tenha em sua cidade ou mesmo em um município vizinho, faça o agendamento para sua primeira consulta.

Se for necessário, o profissional de saúde bucal pode encaminhar você para tratamentos mais específicos ou até cirurgias, que podem ser feitas em unidades de saúde ou ambientes mais completos, conforme sua necessidade e disponibilidade.

Tratamentos com dentista gratuito pelo SUS

pessoa no dentista

Com o apoio do Sistema Único de Saúde, você tem a possibilidade de passar por vários tratamentos odontológicos sem gastar nada. 

Alguns dos exemplos mais usados e procurados pela população no país pelo Brasil Sorridente são:

✔️ Limpezas,

✔️ Extrações,

✔️ Exames bucais, entre os quais aqueles que podem diagnosticar e detectar câncer bucal,

✔️ Restaurações,

✔️ Remoção de tártaro,

✔️ Retirada de sisos,

✔️ Implantes dentários,

✔️ Tratamento de cáries,

✔️ Ortodontia,

✔️ Tratamento de canal,

✔️ Biópsias,

✔️ Periodontia.

Se você não encontrar o programa Brasil Sorridente próximo de você, não desanime. Ainda existem opções de tratamentos odontológicos gratuitos oferecidos por universidades públicas ou particulares.

Muitas pessoas menosprezam a saúde bucal, mas esquecem que essa é uma área propícia para muitos problemas e doenças também. 

Informe-se para conseguir fazer parte do Brasil Sorridente e mantenha sua saúde bucal em dia.

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content