CADSUS 2020 – Para que serve? Como fazer login e usar o sistema

O CadSUS é o Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde. Ele permite que a gestão dos cartões do SUS e dos usuários seja feita de maneira rápida e totalmente integrada. Assim, o acesso ao sistema é mais fácil para quem possui cartão cadweb, com a saúde em dia, seja em seu pré cadastro e demais procedimentos realizados direto ao Cadsus.

Outro ponto positivo, é que esse cadastramento permite construir um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação de ações voltadas para a área da saúde. Assim, não só os funcionários e demais pessoas que estão credenciada no sistema ao cadweb, possuem acesso aos procedimentos que é possível fazer, basta acessar o sistema, verificar o que é preciso, tudo para uma melhor forma de acesso para pesquisa e consultas do manual cadsus.

É por meio do número do cartão que se tem acesso ao portal do cidadão, marcando assim suas consultas e exames com os profissionais de saúde diretamente nas unidades de saúde que deseja ser atendido, tudo por meio de uma identificação individual rápida, onde já possuem bases de seus cadastros de outras consultas.

Como os dados ficam salvos, é possível concluir quais são as ações mais necessárias, de acordo com o tipo de pessoa e o estilo de vida de cada região. Por lá também pode-se saber quais as vacinas que foram tomadas, as que faltam e os medicamentos mais solicitados pela população. Com isso, otimiza os esforços e melhora os investimentos na área da saúde. Conheça mais sobre o CadSUS:

Para que serve o CadSUS

É um sistema que contribui inovando no atendimento do paciente do SUS. Com isso, todas as informações do paciente ficam inseridas em um único local, melhorando o acompanhamento médico, principalmente durante longos tratamentos.

O mais legal é que o sistema funciona em todo o território nacional. Esteja você na cidade onde reside ou viajando para outro estado: suas informações de saúde estarão no CadSUS, caso precise de um atendimento de emergência. Basta ter o CPF cadastrado ao Cadsus e demais dados dos usuários, assim, podeerá acessar o cadweb cadastro e demais informações referentes ao histórico com sua senha pessoal.

Essa plataforma também gera o Cartão do SUS, necessário para realização de atendimentos nos postos de saúde e também solicitado por alguns convênios médicos. É através da carteirinha que todas as informações são inseridas no sistema para consulta posterior.

A grande vantagem é que as informações e dados estarão sempre no mesmo lugar. Contudo, muitos profissionais relatam que o sistema é complexo para se utilizar, necessitando de uma ajuda. Por isso, o cadweb é indicado para quem tem mais conhecimento de tecnologia, visto que para acessar ao sistema, é preciso estar cadastrado na parte burocrática desta ferramenta, obter os documentos necessários, principalmente se for o primeiro acesso.

Por meio desse cadastro da CadWeb, se tem informações completas no portal da saúde, ali existentes pelo seu cartão conectado ao portal do cidadão, sendo usado também para fazer marcação de consulta, tudo diretamente no seu e-mail, é uma forma rápida e prática aliada a uma base de dados feito pelo Ministério da Saúde.
CadSus cadastro

Como usar o CadSus?

O CadSUS é um sistema utilizado por profissionais para armazenamento de informações do paciente. Logo, o paciente não tem acesso à plataforma, apenas os médicos e funcionários do sistema de saúde. Então, se você é cadastrado ou credenciado, sabe como o cartão é importante, assim como sua consulta de número direto no sistema cadweb.

Por meio dele se tem acesso a farmácia popular, consulta pelo gestor municipal e outros sistemas existentes ali contidos na base de dados, facilitando o acesso do estabelecimento da saúde e demais modalidades pela internet. Assim, uma aplicação fica muito mais fácil de ser conferida, você tem acesso mais rápido se tem remédio específico, além de demais consultas de usuários cadastrados.

Para utilizá-lo, foi criado um manual. Isso contribui para aprender a usar o sistema, já que nem todos os profissionais podem passar por um treinamento presencial. No manual, o profissional aprenderá:

  • Como acessar a plataforma;
  • Como fazer login;
  • Funcionalidades;
  • Como usar cada uma das funções;
  • Como registrar um nome paciente;
  • Como ter acesso as guias do paciente;
  • Como inserir novas informações do paciente;
  • Em outros.

Em algumas unidades básicas de saúde já deve existir o manual impresso, que facilita na hora das dúvidas, principalmente de funcionários novos. Mas, se na unidade que você trabalha aqui não tem uma versão impressa, clique aqui para fazer o download da versão online. Pode salvá-la no computador, tablet ou celular, ou ainda imprimir para consultas futuras.

Cadsus Web

Como emitir cartão do SUS pelo CadSUS

O cadastro do paciente para que ele tenha a carteirinha do SUS é feito através do sistema. O profissional deve utilizar a plataforma conforme indicado no manual para inserir os dados do paciente para emitir o cartão. Logo que acabar o cadastro, poderá imprimir o CNS (Cartão Nacional de Saúde) e entregar ao paciente.

Caso o paciente perca o cartão, poderá pedir a segunda via. Basta ir até uma unidade de saúde pública e solicitar o mesmo. O profissional irá acessar o CadSUS e imprimir uma nova carteirinha. Essa emissão não tem custo para o cidadão, mas é importante guardá-la bem, pois é fundamental nas consultas e acompanhamento médico no sistema público. Em caso de extravio ou perda também é possível solicitar a segunda via do cartão pelo site. 

Os atendimentos realizados, tratamentos, vacinas, soros e afins também são cadastrados nessa mesma plataforma pela equipe do posto. Dessa forma, todas as informações sobre a saúde do paciente estarão salvas e poderão ser consultadas em qualquer lugar do país.

Com o número do cartão se tem acesso ao cadastro Cadweb do portal de saúde, por isso, caso não tenha, corra para emitir a segunda via, é só entrar pelo seu Cadweb login e assim solicitar ao portal, basta imprimir o cartão pela página a assim, terá acesso ao local da saúde do cidadão e demais estabelecimentos de saúde.

O que é o cadastro nacional de saúde?

O Cadastro Nacional de Saúde é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros. Seja para atendimento médico no setor público ou pelo plano de saúde (convênio particular). Esse cadastro é feito através do CadSUS Web em qualquer posto de saúde. É através dele que é emitida a carteirinha.

Com o Cartão Nacional de Saúde (CNS), todos os brasileiros são facilmente identificados dentro do sistema de saúde, permitindo o armazenamento de informações relacionadas aos seus tratamentos e a saúde de um modo geral. Ajuda também a controlar e acompanhar os tratamentos, vacinas, consultas etc.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content