Cartão do SUS 2020 – Como fazer e Para que serve

O Cartão SUS 2020 é o documento usado por todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema gratuito de saúde no Brasil. Por meio do SUS, os usuários têm acesso à consultas, exames e outros serviços essenciais desta área tão importante.

Este cartão do SUS é uma espécie de cartão de identificação, válido por todo o território nacional.

Veja quem tem direito ao Cartão SUS 2020, onde e como fazer esse documento e para que ele serve!

Para que serve o Cartão SUS 2020?

O Cartão SUS 2020 integra todo o Sistema Único de Saúde em todo o Brasil, possibilitando assim uma melhora significativa no atendimento e nos procedimentos médicos.

O cartão gera benefícios ao cidadão que procura atendimento, para os funcionários da unidade de saúde e até para o Ministério da Saúde.

Para os cidadão, o cartão SUS 2020 possibilita eficiência nos atendimentos médicos. Ter esse documento em mãos facilita o atendimento do usuário em qualquer unidade de saúde credenciada ao SUS no país inteiro.

Para os funcionários da rede de saúde, há facilidade e maior controle sobre os procedimentos que são realizados no SUS pelos cidadãos, como as consultas, receitas médicas e até os últimos atendimentos e informações sobre qualquer outro paciente em unidades de atendimento do país.

Já para o Ministério da Saúde, o cartão SUS 2020 – aliado ao sistema Cadweb – garante análise dos relatórios gerados pelo sistema, o que resulta em informações precisas sobre número de cadastros, de consultas e de unidades cadastradas, além de outras informações.

Toda essa integração pode ajudar na tomada de decisões para melhorar ainda mais o atendimento da população.

Cartão Nacional de Saúde

Quem tem direito ao Cartão SUS 2020?

Todos os cidadãos brasileiros e pessoas que residem no Brasil têm direito e podem ter o Cartão SUS 2020.

Documentos necessários

Para fazer o cadastro SUS, você precisa apresentar determinados documentos. São eles:

  • Documento de identificação com foto,
  • Certidão de nascimento ou casamento,
  • CPF,
  • Comprovante de residência.

Você pode solicitar o cadastro do Cartão SUS 2020 para outra pessoa, principalmente quando for parente em primeiro grau, como pai, mãe, irmãos, avós, netos ou mesmo pessoas responsáveis.

Somente será exigida a apresentação dos documentos da pessoa citados acima, ok?

Certos municípios possuem o serviço de cadastramento domiciliar, indicado para pessoas que estejam impossibilitadas de se locomoverem. Procure a Secretaria de Saúde da sua cidade e verifique se existe essa modalidade.

Como fazer o Cartão SUS 2020?

Fazer o Cartão SUS 2020 é muito fácil!

Você precisa se dirigir a um posto de atendimento do SUS, como a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade ou mesmo a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com os documentos em mãos.

Lá, você solicita o cadastro e informa o seu desejo de ter o cartão SUS 2020.

O processo é bem rápido e geralmente você já sai com seu documento, em forma de papel – lembre-se de plastificar depois – e pode utilizá-lo de imediato.

No Cartão SUS 2020 aparece dados como o seu nome completo, número de identificação do sistema, seu sexo e data de nascimento.

Os recém-nascidos já terão o cadastro realizado após o nascimento, pois a emissão do CPF agora está sendo feita em conjunto com o registro de certidão de nascimento em muitos cartórios.

Cartão SUS

Cartão SUS 2020 pela internet

Embora seja uma das questões mais frequentemente feitas, a resposta é negativa. Não existe forma alguma de fazer o seu Cartão SUS 2020 pela internet.

Antigamente, era possível realizar um pré-cadastro pelo Portal de Saúde do Cidadão para que se evite filas e se agilize o processo, mas hoje em dia o processo não existe mais.

O Portal de Saúde do Cidadão é agora chamado de Meu DigiSUS, conhecido também como CadWeb SUS, que serve para melhorar o atendimento para pacientes e profissionais médicos.

No entanto, se você quiser fazer o download do aplicativo MeuDigiSUS, você notará que esta plataforma possibilita os cidadãos a visualizar o agendamento de consultas e procedimentos, informações gerais do cidadão, consulta de estabelecimentos de saúde próximos da localidade, entre outros serviços.

Lembre-se que o Cartão SUS 2020 possui um número único de registro – tudo o que você fizer dentro da área pública de saúde será cadastro e vinculado a tal número.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content