Parto Cesárea pelo SUS – Como conseguir? Requisitos e Como funciona

Indicado quando existem riscos para a mãe e/ou para o bebê, o parto cesáreo, que é realizado por meio de cortes no abdômen e no útero da mulher, divide opiniões quanto aos seus procedimentos e regras, sobretudo no Sistema Único de Saúde – no qual o parto normal é priorizado devido os benefícios que garante à mãe e ao filho.

Você tem alguma dúvida sobre esse método de trazer uma nova vida ao mundo? Se sim, continue a leitura e descubra tudo o que mudou na realização desse parto agora no ano de 2020:

Como conseguir parto cesárea pelo SUS

Ao contrário do que muitos ainda acreditam, é possível sim conseguir a aprovação e indicação de um parto cesárea pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando encaminhada para esse método e a realização for pelo SUS, a mulher não precisará pagar nenhum valor pelo mesmo, no entanto, alguns requisitos são exigidos para que aconteça essa liberação.

Requisitos

O principal objetivo de um trabalho de parto é trazer a criança ao mundo de forma segura tanto para o feto quanto para a nova mãe, por isso, o primeiro (e indispensável) passo é a avaliação médica.

Nessa etapa, o profissional de saúde avaliará as condições da dupla e, por meio de suas anotações e dos resultados de exames, indicará qual o mais seguro para o nascimento.

Vale lembrar que, de acordo com os critérios e as normas do SUS, a cesariana só deve ser indicada quando for realmente necessária, pois asseguram que os procedimentos do parto normal são mais seguros, menos invasivos e exibem resultados melhores para a mãe e para o bebê.

Como funciona a cesariana

Quando é indicada pelo médico de confiança e necessária, o período de gestação em que a cesariana acontecerá dependerá, exclusivamente, da necessidade do caso em questão.

Entretanto, quando o desejo pelo parto cesáreo partir da mulher, ela só poderá ser realizada quando a gestante completar as 39 semanas de gestação.

Porém, independentemente da situação, o processo é o mesmo: aguardam que o efeito da anestesia comece e então, o obstetra em atividade e sua equipe, inicia o procedimento com um corte transversal de cerca de 10 centímetros na pele e nos demais tecidos que formam a região do baixo ventre.

Feito isso, o profissional realiza uma nova incisão na parede do útero para ter acesso aos anexos necessários, como a placenta, o cordão umbilical, a bolsa amniótica e, logo em seguida, ao bebê.

Após esse corte na bolsa, o bebê é visto e poderá ser, enfim, retirado do interior do corpo da mãe e, em seguida, assim que o cordão umbilical for cortado, mãe e filho se conhecerem, os exames de avaliação serão iniciados.

Entenda como funciona o passo a passo da cirurgia no vídeo, abaixo:

O pai pode assistir ao parto de cesárea no SUS?

Sim e essa é uma ótima notícia, não é mesmo? Afinal, tudo o que a gestante mais deseja no momento do parto é olhar para o lado e ver alguém de confiança.

Cientes dessa necessidade e do conforto que essa presença oferece, foi criada até mesmo uma lei, a Lei do Acompanhante, a qual assegura que a gestante pode entrar em trabalho de parto acompanhada pelo pai da criança ou parceiro, pessoa que está autorizada a estar ao seu lado desde o início até o final do procedimento.

Essa alternativa, segundo diversos estudos, fortalece os laços afetivos, proporciona tranquilidade para a gestante, reduz a taxa de depressão pós parto e traz outros inúmeros benefícios já comprovados.

Parto Cesárea no SUS

Mas é preciso ficar atento, pois caso esse direito seja negado, a mulher ou a pessoa responsável pode entrar em contato diretamente pelo número 136 e fazer uma denúncia na Ouvidoria do Ministério da Saúde e lutar por esse benefício que chegou para agregar o momento tão sonhado.

Antes de finalizarmos esse texto, precisamos ressaltar a necessidade de realizar corretamente o acompanhamento pré natal, que também é oferecido pelo SUS para aquelas gestantes que não possuem condições de fazer os exames e as consultas particulares.

E para que tudo isso seja possível e você viva a melhor experiência da sua vida, lembre-se de garantir o seu cartão SUS, pois somente com a apresentação do mesmo que essas alternativas serão liberadas.

É muito simples utilizar o SUS e os seus serviços a seu favor e de toda a sua família, basta seguir as recomendações indicadas nesse texto e colecionar os instantes mais inesquecíveis que envolvem a nascimento dos seus filhos.

Acompanhamento Parto Cesárea

Outros procedimentos pelo SUS

Procedimentos pelo SUS

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content