Você sabia que é possível realizar Cirurgia Plástica pelo SUS de forma gratuita? O Sistema Único de Saúde oferece alguns, em alguns casos, a possibilidade de realizar do procedimento caso o paciente atenda aos requisitos do benefício.
Apesar de nem todos saberem, é possível conseguir realizar o procedimento de cirurgia plástica pelo Sistema Único de Saúde.
Porém, para que seja concedido o benefício do procedimento gratuito pela rede pública – obrigação legal imposta ao governo -, é necessário atender a alguns requisitos.
Quer saber como realizar Cirurgia Plástica pelo SUS 2020? Neste artigo trouxemos mais informações sobre o procedimento, respondendo às principais dúvidas sobre como conseguir. Confira!
Primeiramente, é preciso entender que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa nacional de saúde que oferece diversos tratamentos e cirurgias em território brasileiro. O principal objetivo é proporcionar uma maior qualidade de vida para a população.
Porém, apesar de ser um procedimento considerado estético, é possível realizar uma Cirurgia Plástica pelo SUS.
Contudo, para ter direito a esse procedimento, é preciso atender a alguns requisitos, os quais serão explicados ao longo deste artigo.
Em primeiro lugar, para ter direito a Cirurgia Plástica pelo SUS 2020, o paciente deve possuir o cartão do SUS.
Isso porque as cirurgias plásticas realizadas na Rede Pública de Saúde têm o principal objetivo de realizar reparações estéticas, especialmente aquelas que possam gerar sofrimento ou dor física.
Com isso, existem até mesmo leis que garantem a realização dessas cirurgias, como a Lei nº 10.233, que se refere a cirurgias plástica para mulheres de forma gratuita.
Outras leis, feitas por alguns estados, ainda possibilitam as cirurgias plásticas pelo SUS por pessoas com sequelas físicas de ataques sexuais.
Dessa forma, é possível dizer que as cirurgias plásticas pelo SUS 2020 não podem ser puramente estéticas, mas sim para melhorar a qualidade de vida.
Além de possuir o cartão do SUS, o paciente que deseja realizar uma cirurgia plástica através da Rede Pública de Saúde, é preciso agendar uma consulta com o médico responsável, que irá realizar uma avaliação.
Para isso, é preciso conversar com os responsáveis pelo agendamento no posto de saúde – Unidade Básica de Saúde.
Dentre as principais cirurgias plásticas cobertas pelo SUS, estão:
Para conseguir realizar a Cirurgia Plástica pelo SUS, você deve, como já dissemos acima, estar cadastrada no Sistema Único de Saúde e possuir se cartão, além de agendar uma avaliação junto ao médico do programa.
Com isso, nessa avaliação, o médico responsável irá avaliar sua situação e indicar se a cirurgias é ou não um procedimento necessário.
Dessa forma, caso entenda que você o procedimento cirúrgico deve ser realizado, o profissional irá lhe entregar um requerimento, cujo qual deve ser apresentado na Unidade Básica de Saúde para que a cirurgia seja agendada.
Em geral, a Cirurgia Plástica pelo SUS é realizada em hospitais escolas e universitários, hospitais públicos ou mesmo em clínicas particulares cadastradas.
O mais comum é que o procedimento seja feito em hospitais universitários – Como a UFPR(Universidade Federal do Paraná) ou a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
As datas, no que lhe concerne, costumam ser definidas de acordo com a disponibilidade de cada região.
Na maior parte das vezes, os hospitais onde em que são realizadas as Cirurgias Plásticas pelo SUS possuem uma longa fila de espera.
Isso porque a prioridade desse tipo de cirurgias é para pessoas que apresentam um caso de urgências. Se não for o seu caso, é possível conseguir procedimento dentro de alguns meses, ou mesmo anos.
Exemplo disso é a cirurgia de gastroplastia – a cirurgia bariátrica -, um dos procedimentos mais realizados pelo SUS, que só é indicado para casos mais graves de obesidade.
Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e recomendações aqui no site!
Deixe seu Comentário