Cirurgia Plástica pelo SUS 2020 – Como fazer na sua cidade e Requisitos

Você sabia que é possível realizar Cirurgia Plástica pelo SUS de forma gratuita? O Sistema Único de Saúde oferece alguns, em alguns casos, a possibilidade de realizar do procedimento caso o paciente atenda aos requisitos do benefício.

Apesar de nem todos saberem, é possível conseguir realizar o procedimento de cirurgia plástica pelo Sistema Único de Saúde.

Porém, para que seja concedido o benefício do procedimento gratuito pela rede pública – obrigação legal imposta ao governo -, é necessário atender a alguns requisitos.

Quer saber como realizar Cirurgia Plástica pelo SUS 2020? Neste artigo trouxemos mais informações sobre o procedimento, respondendo às principais dúvidas sobre como conseguir. Confira!

Como funciona a Cirurgia Plástica pelo SUS?

Primeiramente, é preciso entender que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa nacional de saúde que oferece diversos tratamentos e cirurgias em território brasileiro. O principal objetivo é proporcionar uma maior qualidade de vida para a população.

Porém, apesar de ser um procedimento considerado estético, é possível realizar uma Cirurgia Plástica pelo SUS.

Contudo, para ter direito a esse procedimento, é preciso atender a alguns requisitos, os quais serão explicados ao longo deste artigo.

Quem pode fazer?

Em primeiro lugar, para ter direito a Cirurgia Plástica pelo SUS 2020, o paciente deve possuir o cartão do SUS.

Isso porque as cirurgias plásticas realizadas na Rede Pública de Saúde têm o principal objetivo de realizar reparações estéticas, especialmente aquelas que possam gerar sofrimento ou dor física.

Com isso, existem até mesmo leis que garantem a realização dessas cirurgias, como a Lei nº 10.233, que se refere a cirurgias plástica para mulheres de forma gratuita.

Outras leis, feitas por alguns estados, ainda possibilitam as cirurgias plásticas pelo SUS por pessoas com sequelas físicas de ataques sexuais.

Dessa forma, é possível dizer que as cirurgias plásticas pelo SUS 2020 não podem ser puramente estéticas, mas sim para melhorar a qualidade de vida.

Cirurgia pelo SUS

Cirurgias Plásticas disponíveis no SUS

Além de possuir o cartão do SUS, o paciente que deseja realizar uma cirurgia plástica através da Rede Pública de Saúde, é preciso agendar uma consulta com o médico responsável, que irá realizar uma avaliação.

Para isso, é preciso conversar com os responsáveis pelo agendamento no posto de saúde – Unidade Básica de Saúde.

Dentre as principais cirurgias plásticas cobertas pelo SUS, estão:

  • Aplicação de silicones mamários – quando a mulher tiver os seios removidos devido a tumores;
  • Correção de fendas palatinas;
  • Correção de lábios leporinos;
  • Correção de orelhas excessivamente abertas;
  • Cirurgia de gastroplastia – bariátrica;
  • Redução de estômago;
  • Redução de mamas – quando houver prejuízo a coluna;
  • Reparo de lesões causas por violência doméstica;
  • Abdominoplastia;
  • Mudança e sexo.

Como fazer? Passo a Passo

Para conseguir realizar a Cirurgia Plástica pelo SUS, você deve, como já dissemos acima, estar cadastrada no Sistema Único de Saúde e possuir se cartão, além de agendar uma avaliação junto ao médico do programa.

Com isso, nessa avaliação, o médico responsável irá avaliar sua situação e indicar se a cirurgias é ou não um procedimento necessário.

Dessa forma, caso entenda que você o procedimento cirúrgico deve ser realizado, o profissional irá lhe entregar um requerimento, cujo qual deve ser apresentado na Unidade Básica de Saúde para que a cirurgia seja agendada.

Cirurgia plástica pelo SUS

Onde a cirurgia é feita?

Em geral, a Cirurgia Plástica pelo SUS é realizada em hospitais escolas e universitários, hospitais públicos ou mesmo em clínicas particulares cadastradas.

O mais comum é que o procedimento seja feito em hospitais universitários – Como a UFPR(Universidade Federal do Paraná) ou a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

As datas, no que lhe concerne, costumam ser definidas de acordo com a disponibilidade de cada região.

Lista de Espera

Na maior parte das vezes, os hospitais onde em que são realizadas as Cirurgias Plásticas pelo SUS possuem uma longa fila de espera.

Isso porque a prioridade desse tipo de cirurgias é para pessoas que apresentam um caso de urgências. Se não for o seu caso, é possível conseguir procedimento dentro de alguns meses, ou mesmo anos.

Exemplo disso é a cirurgia de gastroplastia – a cirurgia bariátrica -, um dos procedimentos mais realizados pelo SUS, que só é indicado para casos mais graves de obesidade.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e recomendações aqui no site!

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content