Como colocar silicone pelo SUS? Entenda como isso é possível!

Já ouviu falar de colocar silicone pelo SUS? Sim, existe a possibilidade de colocar silicone pelo SUS, pois o Sistema Único de Saúde conta com cirurgias plásticas totalmente gratuitas.

A prótese mamária de colocação de silicone é uma dessas cirurgias, mas é importante saber que esse procedimento é feito em determinados casos e jamais por motivos estéticos.

Veja quem tem direito a esse atendimento e se você se encaixa em tais requisitos!

Quem tem direito em colocar silicone pelo SUS?

mulher com mãos em mamas sobre a blusa

Antes de analisar quem tem direito em colocar silicone pelo SUS, é importante lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente para todo e qualquer brasileiro, independentemente do local onde estiver.

Como dito antes, o SUS oferece cirurgias plásticas, porém apenas as reparadoras e reconstrutivas, conforme  necessidade.

A colocação de próteses mamárias de silicone, sem custo pelo SUS, é aceita em dois casos principais:

  • Câncer de mama:

Infelizmente, o câncer de mama causa a retirada dos seios de grande parte das mulheres, em especial quem não descobre a doença de imediato.

O efeito da mastectomia pode ser bem devastador para o psicológico das mulheres, por isso a cirurgia plástica pode resolver ou amenizar um pouco essa sensação.

A reconstrução mamária colocando uma prótese mamária de silicone é uma das cirurgias, sendo algo que pode ser feito de forma imediata após a remoção de uma ou das duas mamas (caso o procedimento tenha sido feito em hospitais públicos para tratamento de câncer).

  • Violência doméstica:

Para mulheres que foram vítimas de violência doméstica ou de gênero, colocar silicone pelo SUS é válido, principalmente para reparar as lesões ou sequelas da agressão.

Assim, caso você se enquadre nos casos citados, você pode procurar um posto de saúde e pedir uma consulta para explicar seu caso e ter mais informações acerca da cirurgia.

Como conseguir colocar silicone pelo SUS?

colocar silicone pelo SUS

Encaixando-se nos requisitos para colocar silicone pelo SUS, você precisa ir até uma unidade de saúde mais próxima de sua casa com documentos em mãos, como o Cartão do SUS.

A consulta com um médico da rede pública é fundamental, afinal ele fará o encaminhamento necessário para um psicólogo e também para que a cirurgia seja confirmada. 

Assim, você entra na lista de espera e aguarda sua oportunidade para agendar a operação.

Para casos onde você queira colocar silicone pelo SUS por conta do câncer de mama, a cirurgia pode demorar um pouco mais porque o médico pode querer ter certeza de que você está livre da doença – o acompanhamento profissional é essencial para garantir sua saúde e bem-estar antes de qualquer outra coisa.

Desejamos boa sorte com sua cirurgia e que você fique bem!

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content