Conecte SUS: Cartão SUS Virtual pelo Celular. Como Funciona

O SUS é conhecido como um dos sistemas de saúde que mais funcionam em todo o mundo, isso porque ele é completamente gratuito, dá assistência a todos os brasileiros em todos os cantos do país, sempre com qualidade e muita atenção pelos profissionais.

Muitas tecnologias foram desenvolvidas para que o processo de consulta, agendamentos e também procedimentos possa ser executado, sendo assim um dos mais conhecidos sem dúvidas o Conecte SUS.

Está com dúvidas sobre como funciona esse processo, como fazer o seu acesso e muito mais? Veja informações completas abaixo e fique por dentro.

Como funciona o Conecte SUS Cidadão?

Como funciona o Conecte SUS Cidadão?

Uma plataforma online desenvolvida pelo Ministério da Saúde, o Conecte SUS Cidadão oferece vários serviços para os usuários da rede pública de saúde.

Antes, ele era chamado de “Meu DigiSUS”, sendo utilizado pelos pacientes para que pudessem visualizar os resultados dos exames executados, fazerem o agendamento de consultas médicas, além de terem em primeira mão todas as informações e demais serviços que são oferecidos pelo SUS em todo o nosso país.

O app pode ser usado pelo Governo Federal para conseguir identificar os grupos de vacinação durante o plano previsto para a Covid-19. Mas, não é necessário que se tenha cadastro para poder receber a vacina.

Para utilizar o site, só é preciso estar cadastrado na plataforma de serviços online do Governo Federal, conhecido como Portal Gov.br. Essa ferramenta está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto iOS.

Como realizar meu cadastro e utilizar o Conecte SUS?

Veja abaixo todo o procedimento para conseguir executar o seu cadastro pelo Conecte SUS e começar a usar o quanto antes todos os serviços ali disponibilizados:

  1. Acesse o site por meio do link: conectesus-paciente.saude.gov.br. Então, pule a tela inicial;
    Como realizar meu cadastro e utilizar o Conecte SUS?
  2. Agora, o processo de cadastro para que se possa usar os serviços online do Governo Federal é feito por meio do site Gov.br. Dessa forma, clique sobre o botão “Crie sua conta gov.br” e faça assim todo o procedimento indicado de cadastro;
    Como realizar meu cadastro e utilizar o Conecte SUS?
  3. Com seus dados de acesso disponíveis, preencha com seu CPF no local em branco e então clique no botão de “Avançar”;
  4. Agora, é o momento de digitar sua senha de acesso e então tocar no botão “Entrar” para assim finalizar o login diretamente no Conecte SUS;
  5. Neste momento será preciso fazer a autorização do uso de seus dados pessoais para a plataforma. Dessa forma, clique direto no botão “Autorizar”;
    Como realizar meu cadastro e utilizar o Conecte SUS?
  6. O site mostra ações rápidas em sua página inicial. Dessa forma, você pode fazer vários tipos de agendamento caso queira, verificar quais são os medicamentos fornecidos pelo SUS, demais registros, consultas médicas, doações, além de verificar o processo de doação de órgãos, caso esteja na fila.

Você pode clicar na opção de “Calendário” para verificar todas as opções do tópico citado anteriormente.

O site terá várias informações e datas disponíveis para as vacinas do SUS, assim, você pode acompanhar todos os gráficos para verificar as faixas etárias de cada vacina que será aplicada, quais doenças elas irão evitar, além de qual é a quantidade de doses necessárias para cada uma delas.

Na opção “Tipos de serviço”, a plataforma disponibiliza a consulta de locais próximos de onde você mora, assim, fica muito mais fácil conseguir localizar as unidades de saúde, os hospitais, os postos de atendimento, uma farmácia ou demais possibilidades.

Como realizar meu cadastro e utilizar o Conecte SUS?

Quando você permitir o uso de sua localização pelo app, o site irá exibir uma lista de demais hospitais que são conveniados com o SUS mais perto de onde você mora. Assim, você também pode clicar direto no link “Ver no mapa”, conseguindo visualizar melhor a localização do mesmo na tela do Google Maps.

No lado esquerdo da tela você terá também os mesmos recursos das ações rápidas já citadas, mas, é nesta aba que o usuário poderá ter notícias e demais atualizações sobre o SUS, tirando todas as dúvidas que possam surgir, além de saber sobre todos os procedimentos e serviços oferecidos pelo Ministério da Saúde.

O App foi desenvolvido para facilitar a vida de todas as pessoas que usam o serviço de forma cotidiana ou para aqueles que usam de forma esporádica. Independente de qual seja a sua usabilidade, é interessante fazer o download do mesmo o quanto antes.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content