Conecte SUS: Como usar app para vacina do Covid-19?

O SUS é conhecido mundialmente por ser um dos sistemas de saúde com a maior ascensão em todo o mundo, atendendo a todos os brasileiros, desde procedimentos simples como a vacinação, até demais cirurgias de alta dificuldade e o melhor, sem custo nenhum para quem for atendido.

Você sabia que muito do SUS pode ser resolvido facilmente por meio de vários apps desenvolvidos para melhorar o acesso dos usuários? Um dos mais conhecidos é o Conecte SUS, que agora será ampliado para atender todo o procedimento da vacinação do Covid-19.

Continue lendo para saber mais sobre o assunto e mantenha-se informado.

Conecte SUS: Como usar para a vacina do Covid-19?

O Conecte SUS, aplicativo desenvolvido de maneira oficial pelo Ministério da Saúde – tanto para Android quanto sistema iOS -, é destinado para que as pessoas possam ter acesso a todo o seu histórico da Carteira Nacional Digital de Vacinação, podendo assim acompanhar o andamento da vacinação do Covid-19 em todo nosso país.

Dessa forma, ao ter sua vacina do Corona Vírus aplicada e também seu perfil completo pelo app do Conecte SUS, você pode verificar especificamente qual foi o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e também a data em que essa dose foi tomada.

Dessa forma, tanto você quanto os profissionais de saúde possuem o controle exato de qual foi o dia em que a dose foi aplicada e quando é necessário retornar para tomar a segunda aplicação.

Ademais, tudo isso foi desenvolvido para evitar com que doses de diferentes laboratórios sejam aplicadas, visto que o formato digital permite com que os indivíduos tenham a consulta de quais são as vacinas aplicadas, seja na rede pública ou privada (indo além da Covid-19), não sendo mais necessário ter a carteirinha de vacinação física em mãos.

É interessante destacar que não é preciso ter sua conta ativa no Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19, então, caso você não tenha o app, basta levar consigo o documento de identificação contendo seu número de CPF exatamente na hora em que for convocado para tomar sua dose, conforme está sendo feita a distribuição dos grupos prioritários.

Nesse local, você pode fazer o cadastro conforme a base de dados existente do Ministério da Saúde, caso seja preciso no momento.

Como fazer meu cadastro no Conecte SUS?

Uma dúvida bem comum de muitos brasileiros é sobre como fazer o download do app Conecte SUS. Veja abaixo demais instruções e tenha ele funcionando em suas mãos:

  1. Abra o app e então clique em “Pular” logo no início da introdução;
  2. Depois clique na opção “Entrar”;
    Como fazer meu cadastro no Conecte SUS?
  3. Se você não se lembra se possui cadastro, basta digitar seu número de CPF. Caso não possua, clique então na opção “Crie sua conta”;
  4. Depois, clique na opção “Número do CPF”, além da possibilidade de escolher demais opções, caso queira;
    Como fazer meu cadastro no Conecte SUS?
  5. Siga os próximos passos que serão solicitados. Depois disso, ao entrar em sua página você terá a informação sobre o grupo prioritário que estará sendo vacinado contra o Corona Vírus neste exato momento.

Ao clicar na página inicial, você também tem demais informações sobre quais são as vacinas que precisam ser aplicadas em cada idade, todos seus agendamentos do SUS, quais são seus medicamentos recebidos pelo SUS, além de demais opções.

Caso queira encontrar sua carteira de vacinação, acesse a aba “Histórico” e depois clique na seção “Vacinas”.

Como baixar o app Conecte SUS?

Quer saber como fazer o download do app do Conecte SUS e começar a usar o quanto antes? Veja abaixo como funciona o procedimento e não perca tempo:

  1. Vá até a Play Store ou Apple Store do seu smartphone;
  2. Faça a busca por “Conecte SUS”, realizando o download do primeiro aplicativo que aparecer no resultado de buscas.
    Como baixar o app Conecte SUS?
  3. Depois, selecione a opção “Instalar” e aguarde para que o download seja finalizado.

Agora, só é preciso que você preencha com seus dados pessoais. Caso você já tenha uma conta, basta preencher os dados já existentes, do contrário, é fácil, rápido e simples de criar seu acesso no app.

Só é preciso continuar usando o aplicativo diante de todas as ferramentas ali existentes, saber selecionar quais são as ações que deseja executar e muito mais.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações como esta e demais variações sobre o SUS no geral.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content