Digisus – O que é? Como funciona? Como acessar o Digisus – Entenda!

Todos os dias milhares de pessoas são atendidas no SUS – Sistema Único de Saúde -, que foi desenvolvido para conseguir atender as pessoas de todos os cantos do Brasil, de diferentes classes sociais e condições financeiras.

Existem muitas ferramentas que foram desenvolvidas para que muitas consultas e demais ações possam ser feitas, tanto pelos usuários assíduos do sistema, quanto os trabalhadores diários.

Veja aqui informações completas sobre como funciona o DigiSus, para que ele serve, quem pode usar e muito mais.

Digisus: o que é?

Digisus - O que é? Como funciona? Como acessar o Digisus - Entenda!

O DigiSUS é uma plataforma móvel que possui vários serviços digitais oficiais do Ministério da Saúde, que disponibiliza o seu uso para os usuários por meio de suas informações pessoais e também clínicas, das quais estão atreladas diretamente ao CADSUS – Cadastro Nacional de Usuário do Sistema Único de Saúde, além do Portal do Cidadão, Corporativo e Cadastro Nacional de estabelecimento saúde – CNES.

Logo no início do app, na página “Minha Saúde”, é possível verificar as informações gerais do cidadão, como é o caso:

  • A lista de medicamentos que foram recebidos diretamente pelo programa “Aqui tem farmácia popular”;
  • A lista de vacinas recebidas e demais novidades;
  • A possibilidade de consultar a posição dentro da lista de transplantes;
  • E por fim, poder denunciar quando há o lançamento de maneira irregular de medicamentos em seu nome.

A página “Serviços de saúde” permite com que seja possível fazer a consulta de estabelecimentos de saúde mais próximos de onde você mora ou de uma localização inserida, permitindo também com que se adicione aqueles mais importantes aos seus favoritos.

Na página “Atendimento SUS”, também é possível verificar a lista de procedimentos que são realizados pelo SUS nos estabelecimentos de saúde pública. Por fim, o app também permite com que sejam avaliadas as consultas, ou informar o Ministério da Saúde quando não aconteceu o atendimento esperado.

Tudo isso desenvolvido para conseguir facilitar a vida do indivíduo que faz todas suas consultas diretamente pelo SUS, podendo assim avaliar e obter informações mais relevantes.

Como baixar o DigiSUS?

É interessante destacar que qualquer usuário do SUS pode fazer o download desse app, basta ter um smartphone ou outros dispositivos móveis em mãos, realizando assim a instalação do mesmo.

Veja abaixo como fazer esse processo da maneira mais fácil e simples possível:

  1. Acesse a Play Store ou a Apple Store do seu dispositivo;
  2. Agora, faça a busca por “DigiSUS”;
    Como baixar o DigiSUS?
  3. Clique na primeira opção que irá aparecer na busca e então clique em “Instalar”;
  4. Espere com que todo o download seja realizado.

Agora, será preciso apenas fazer o preenchimento de algumas informações básicas pessoais, depois disso, você poderá visualizar o seu Cartão Nacional de Saúde, além de demais funcionalidades.

Editando informações e serviços

Depois de realizar o download e preenchimento de dados conforme citado acima, o usuário pode acessar a tela principal do app clicando em “Minha saúde”, conseguindo assim editar seus dados pessoais, verificar os medicamentos, vacinas tomadas ou previstas, exames programados ou que podem ser agendados, quais alergias o usuário possui confirmadas, informações nutricionais e também quais os médicos pode solicitar atendimento.

Ao clicar em “Serviços de saúde”, também é possível localizar quais são os hospitais e farmácias, além dos serviços de urgência e centros de especialidades mais perto de você, basta ligar o GPS do celular ou inserir o endereço desejado.

Digisus - O que é? Como funciona? Como acessar o Digisus - Entenda!

Tudo isso pode facilitar e muito um atendimento urgente ou inesperado, independente de qual lugar você esteja dentro do Brasil, visto que o SUS pretende atingir a maior quantidade de pacientes possíveis.

Na opção “Atendimento SUS”, é possível consultar quais são os encontros agendados, como está a lista de espera, além de ter mais informações sobre as consultas que foram realizadas. Ao clicar na opção “Agendar consulta”, você pode marcar uma consulta diretamente com o médico que já te atende ou outro novo.

Ao clicar na opção “Ouvidoria SUS”, você pode fazer o acompanhamento e registro de reclamações, denúncias, solicitações e também de sugestões do que deve melhorar dentro do sistema, além disso, é possível ligar no número 136 para tirar demais dúvidas sobre doenças e ter informações sobre os programas oferecidos pelo Ministério da Saúde.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o Meu DigiSUS, não deixe de baixar o quanto esse app, assim, você possui estas e várias outras informações importantes na palma de sua mão.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content