e-SUS. Entenda o que é e como funciona esse sistema!

O e-SUS é um serviço de saúde criado para dar mais eficiência à população, mas você sabe para que serve o e-SUS?

O foco do e-SUS é gerenciar as informações dos pacientes de maneira organizada. Essa foi a criação do Ministério da Saúde, sendo a criação da Estratégia de Informatização da Atenção Básica (e-SUS AB).

Entenda mais sobre o e-SUS!

O que é e-SUS e como ele funciona?

sus

O e-SUS é o nome de uma série de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica através da informatização do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ou seja, a ideia é fazer o uso da tecnologia como forma de facilitar o trabalho das equipes, dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e melhorar, consequentemente, o atendimento ao cidadão.

O que se vê com essa atitude do e-SUS é a redução de retrabalhos, além de se evitar a utilização de diversos sistemas diferentes, afinal há maior integração das informações.

Tudo isso gera maior concentração dos profissionais de saúde para o atendimento ao paciente e no próprio aumento da produtividade da unidade.

Os dois principais componentes do e-SUS, para que haja centralização das informações e acesso sempre que necessário, são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) – sistema nacional –, e o e-SUS AB, usado nas UBSs. 

Com o uso desses dois itens, é possível manter um registro individualizado dos atendimentos dos cidadãos que procuram o SUS, sendo eles identificados por meio do Cartão Nacional de Saúde.

Nesse registro, estão incluídos:

  • Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) – para agendamento consultas e registro de informações sobre o atendimento de cada paciente na UBS,
  • Coleta de Dados Simplificada (CDS) – pela coleta, se pode fazer o cadastro individual e domiciliar, criando fichas de atendimento médico, odontológico e das atividades coletivas,
  • Atenção Domiciliar (AD) – aplicativo para os dispositivos móveis.

A inovação do e-SUS reduz o tempo de espera, agiliza o atendimento, qualifica a atenção à saúde e permite mais eficiência com a redução de custos de cada município.

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content