Fralda geriátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem tem direito?

Você quer adquirir Fralda Geriátrica pelo SUS? Provavelmente você nem sabia que existia a opção de conseguir Fralda Geriátrica pelo SUS, sem gastar absolutamente nada, não é?

O Governo Federal tem a responsabilidade de garantir a saúde dos cidadãos. Por isso, é importante saber como funciona o uso de itens para pessoas com necessidades especiais ou idosos, como é o caso das fraldas geriátricas.

Entenda mais conosco hoje!

Como conseguir fralda geriátrica pelo SUS?

fralda geriátrica pelo SUS

Nem todos os brasileiros conseguem suprir suas necessidades relacionadas à saúde, ainda mais porque muitos remédios e outros produtos possuem custos altos. Quem sofre principalmente é a população mais carente do país.

Para facilitar, existe o Farmácia Popular, programa criado pelo Governo Federal e mantido pelo Ministério da Saúde com um propósito simples: oferecer à população mais carente o acesso a medicamentos básicos a preços bastante baixos ou, em determinados casos, até de graça – esse é o exemplo da fralda geriátrica pelo SUS.

Desde 2010, entre a lista de medicamentos e produtos oferecidos com desconto no programa, as fraldas geriátricas foram incluídas. 

Embora as fraldas não sejam de graça, por meio do programa Farmácia Popular há um desconto que alcança até 90%. Isso quer dizer que o Governo Federal arca com 90% do preço do produto, enquanto que os cidadãos pagam somente os 10% restantes.

Como a fralda geriátrica é um produto usado em grandes quantidades, o desconto traz um alívio para as famílias, que conseguem fazer suas compras sem afetar o orçamento.

Quem tem direito à fralda geriátrica pelo SUS?

idosa com profissional de saúde

Para ter a chance de adquirir fralda geriátrica pelo SUS, por um preço significativamente mais baixo, é necessário respeitar alguns requisitos.

O desconto está disponível para cidadãos brasileiros a partir de 60 anos de idade ou para indivíduos que possuem alguma enfermidade ou deficiência que faça exigência do uso de fralda.

É preciso apresentar documento de identificação original com foto, além de prescrição médica, laudo ou atestado para comprovar a real necessidade do produto.

Vale mencionar que no documento deve-se constar a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID). Para idosos, só é necessário apresentar documento de identificação.

Se a pessoa não tem como comparecer a uma unidade da Farmácia Popular, por ser incapaz, as fraldas podem ser adquiridas através de um representante legal, porém este deverá ser devidamente identificado por meio de procuração e apresentação de documento de identificação.

O desconto oferecido para a fralda geriátrica pelo SUS se limita a retirada de até 40 fraldas descartáveis a cada 10 dias, ou seja, são 120 fraldas por mês com 90% de desconto.

Fralda geriátrica pelo SUS totalmente de graça

Existem ainda pessoas que não têm condições nem de comprar com os 90% de desconto, infelizmente. Nessas situações, o Governo Federal conta com um programa que distribui fralda geriátrica pelo SUS gratuitamente.

No entanto, vários municípios podem ter seus próprios programas com postos de distribuição para atendimento dessa população.

Procure se informar com a Secretaria de Saúde de sua cidade para ver qual é o programa vigente para conseguir as fraldas de graça, ok?

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content