Hospital Dia – O que é? Como funciona e como usar o programa

Uma das melhores e mais viáveis opções para atender as demandas de assistência intermediária entre o momento da internação e o atendimento ambulatorial dos pacientes necessitados é o chamado Hospital Dia (HD).

Você conhece essa categoria e sabe como funciona o seu sistema de funcionamento? Acredite: talvez você já tenha até mesmo utilizado os seus serviços e não saiba, então, para esclarecer todas as suas dúvidas, leia o texto abaixo:

Como funciona o Hospital Dia

Indicado para a realização de diversos procedimentos e serviços clínicos, diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos voltados aos cuidados da saúde mental, o chamado Hospital Dia é sempre recomendado quando não há a necessidade do paciente permanecer por mais de 12 horas na unidade de atendimento.

Segundo aportaria número 44/GM/2001, quando a demanda for de saúde mental, oHospital Dia pode e deve desenvolver uma programação diversificada e atraente de atividades e exercícios para serem executados em até cinco dias durante o decorrer da semana.

Com base nas regras e diretrizes do HD, a carga horária dessas atividades deve ser de, no máximo, oito horas diárias para cada paciente atendido.

Entre os mais citados diferenciais desses modelos hospitalares está a possibilidade de concluir o processo recomendado pelo profissional de saúde no tempo mais curto possível, ou seja, a eliminação das longas e demoradas filas de espera tão comuns nos demais hospitais.

Desde o início, o HD foi criado para dispensar a necessidade de internação e garantir que, mesmo durante o tratamento, o paciente tenha contato e receba o apoio de seus familiares e amigos mais próximos, o que, com certeza, fomenta a sensação de apoio e segurança que a proximidade com conhecidos proporciona.

Em resumo, é exatamente isso o que acontece nesses locais: o paciente fica o menor tempo possível no ambiente, o que reduz a chance de infecções hospitalares e garante um atendimento rápido, eficiente e sem complicações

Qual o objetivo do HD

Com opiniões e sugestão própria sobre a necessidade de internação para esses pacientes, os responsáveis pelos Hospitais Dias atuam e trabalham incansavelmente de modo a oferecer a reabilitação psicossocial aos usuários dessas unidades de saúde.

Sendo assim, aliado ao competente apoio de profissionais terapêuticos, cada Hospital Dia deve ser estruturado com áreas funcionais e bem sinalizadas, tudo para oferecer o melhor ambiente aos usuários.

Com esse intuito, a recomendação é que todos os espaços desse hospital devem ser o mais didático, claro e bem-planejado possível, cenário que, sem dúvidas, é capaz de proporcionar atendimentos rápidos, práticos e eficientes.

Lembrando que muitos pacientes podem apresentar também algum tipo de deficiência, o Hospital Dia preza sempre pela segurança do paciente que, nesse caso, demanda de rampas, placas informativas, monitores capacitados e outras alternativas consideradas perfeitas para garantir a acessibilidade e bom uso.

Benefícios de usar o Hospital Dia

Baseado nesse sistema de funcionamento e nessa agilidade para atender, os conhecidos Hospitais Dias são considerados poderosos aliados no tratamento e prevenção das doenças psiquiatras, pois buscam as mais variadas possibilidades de garantir a ressocialização de cada paciente.

Ao conhecerem e fazerem uso dessa modalidade de tratamento, os pacientes eliminam todo o medo e pavor que a ausência de pessoas conhecidas e a distância do seu lar podem desencadear, com isso, não se sentem presos ao local e recusam menos os procedimentos necessários.

É ou não é uma alternativa maravilhosa para garantir o bem estar e permitir a transformação da vida dessas pessoas? É necessário experimentar os métodos mais modernos de tratamento para que o sucesso seja ainda mais real e possível.

Não há dúvidas de que o Hospital Dia, independentemente do local onde está instalado, pode ser o segredo para a recuperação do paciente e também a porta que deve ser aberta (literalmente) para que uma nova vida ganhe espaço e força.

Os primeiros passos do futuro desses pacientes devem ser dados em um ambiente seguro, assim como o oferecido pelo Hospital Dia, o HD, para que não se sintam receosos e/ou inseguros quando o tratamento for concluído.

Deixe seu Comentário

WebGo Content