Como saber qual é o seu Número Cartão SUS? Entenda aqui!

O número Cartão SUS é o seu código de identificação dentro do Sistema Único de Saúde. Para ter um número do SUS, você precisa obviamente possuir o Cartão SUS, emitido pelo Governo Federal.

Por meio do Cartão SUS, qualquer cidadão tem atendimento gratuito pelo sistema público de saúde, independentemente do local em que estiver.

Se você quer acessar seu número Cartão SUS e usar algum serviço, você pode instalar o app oficial, assim evita demoras no atendimento presencial, filas e respeita o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

Novo usuário: número Cartão SUS

cartao-sus

Quem não possui um cadastro no sistema público de saúde e quer um número Cartão SUS, precisa primeiro fazer um pré-cadastro. 

Para isso, você pode se deslocar até a unidade de saúde mais próxima de sua casa com sua documentação e comprovante de residência, mas também pode ser feito pela internet, no site Conecte SUS.

Na página, clique em “Entrar” e, em seguida, em “Crie sua conta gov.br”. Caso você acredite possuir uma, digite seu CPF no campo direito e siga em “Avançar”.

De todo modo, o cadastro é importante e todos os campos devem ser preenchidos com cuidado.

Um protocolo de cadastro é gerado quando você finaliza o preenchimento de dados. O mesmo deve ser impresso para ser validado junto a um operador da unidade de saúde credenciada – você tem dois meses para isso.

Para emitir o cartão, vá até a Secretaria Municipal de Saúde ou em uma unidade de saúde mais próxima de onde você mora.

Se preferir, a solicitação do Cartão Nacional de Saúde também pode ser feita em postos ou centros de saúde, em certos hospitais ou em locais indicados pela Secretaria de Saúde do Município ou do Estado.

Com o cartão impresso, você já pode usufruir dos serviços do SUS em todo o país.

Acesso número Cartão SUS por app

cartão sus virtual

O Conecte SUS também tem sua versão para dispositivos móveis e é uma inovação para a área da saúde pública. Disponível para Android (para iOS será em breve lançado), você consegue acessar os serviços do SUS e ainda confere o seu número Cartão SUS.

É possível ainda compartilhar seu número por QR Code, agendar serviços, localizar hospitais e unidades de saúde próximas e ainda acompanhar todos os tratamentos e medicamentos que você já usou ou faz uso.

Veja como acessar seu número Cartão SUS pelo app:

1– Faça o download do aplicativo e, após a introdução, toque em “Entrar”,

2– Faça seu login na plataforma gov.br com CPF e senha. Toque em “Avançar”. Caso não tenha cadastro, será necessário criar uma conta e seguir as instruções,

3– Toque em “Autorizar” para vincular a sua conta com o app,

4– Aceite os termos para utilização do aplicativo,

5– Depois, o aplicativo irá redirecionar você para a tela principal. No ícone laranja, localizado no canto inferior da tela, você pode encontrar seu cartão virtual do SUS.

O cartão, similar ao cartão físico, mostrará seu nome completo e o número Cartão SUS. Você pode compartilhar seu documento ou visualizar um QR Code neste local.

Aproveite que você está no app para navegar pelos serviços. Por lá, você pode observar seu calendário de vacinações, controle de medicação, agendamentos e outros registros.

Agora que você já tem o número Cartão SUS tanto em documento físico quanto virtual, não esqueça de sempre estar com ele em suas idas à unidade de saúde. Ele é essencial para sua identificação durante os serviços necessários.

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content