Como parar de fumar com ajuda do SUS? Como funciona o tratamento

Dependentes da nicotina e de outras substâncias presentes na composição dos cigarros, que possuem propriedades psicoativas e causam alterações em diversas partes do organismo, como no sistema nervoso central, muitos usuários buscam o tratamento para parar de fumar oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda que alguns considerem essa atividade uma alternativa de relaxamento e distração, é preciso lembrar que estudos e pesquisas mostram os inúmeros malefícios causados pelo constante ato de fumar e, por esse motivo, o Programa Nacional de Controle de Tabagismo pode ser a melhor escolha.

Saiba mais sobre esse importante programa agora:

Como é feito o tratamento para parar de fumar pelo SUS

Cientes dos incontáveis prejuízos que o vício de fumar causa ao ser humano, o governo disponibiliza, desde o ano de 2004, o chamado Programa Nacional de Controle de Tabagismo, responsável por auxiliar muitas pessoas a abandonarem o vício desde então.

Esse tratamento, considerado o sonho de muita gente que já não suporta mais ver o cigarro controlando suas atitudes e comportamentos, é oferecido gratuitamente pelo SUS e pode ser encontrado em diversas unidades básicas de saúde e hospitais brasileiros.

Conforme as diretrizes desse tratamento, as condições e as possibilidades para largar o vício do tabaco são idealizadas e organizadas de acordo com o nível do vício de cada pessoa, ou seja, as instruções são diferentes e o que pode servir para uma pessoa, pode não ser útil para a outra.

Portanto, se o seu desejo é cessar os danos do tabaco ou conhece alguém que queira parar de fumar, saiba que existe essa opção fundamental para apoiar essa decisão e que por meio dos encontros, das reuniões e dos acompanhamentos oferecidos tudo será mais fácil do que o imaginado.

Centro de Controle ao Tabagismo

Requisitos para iniciar o tratamento

E o melhor ainda é que os passos para conquistar essa alternativa de tratamento são simples e práticos, afinal, tudo o que a pessoa precisa fazer é querer realmente parar de fumar, confira:

  • Decidir que deseja realmente parar de fumar;
  • Procurar uma unidade básica de saúde (UBS), a secretária municipal de saúde, o Cpas ou a unidade física responsável pelo programa em seu município;
  • Apresentar um documento de identificação original com foto e o cartão nacional de saúde;
  • Responder corretamente os dados solicitados na ficha de inscrição do programa.

Dicas para parar de fumar

  • Busque enxergar a vida de forma diferente e transformar os pontos negativos em positivos sempre;
  • Anote todos os malefícios e prejuízos que você considera consequências do hábito de fumar;
  • Beba o máximo de água possível, pois esse consumo de líquido deixa o organismo sempre melhor – uma dica é tomar um copo de água sempre que surgir a vontade de acender um cigarro;
  • Separe sempre algumas porções de alimentos para sempre estarem por perto e então, quando pensar em fumar, coma o que reservou – vale a pena investir em opções menos calóricas, como cortes de cenoura e pepino, por exemplo;
  • Opte por chicletes: pode parecer mito, mas não é! As chamadas gomas de mascar podem ser potentes aliadas para o combate ao vício;
  • Pratique atividade física: os benefícios dos exercícios físicos são infinitos e existem também para aqueles que sonham em abandonar o vício do cigarro, portanto, inclua sua atividade favorita na sua lista de tarefas;
  • Evite ficar próximo aos outros fumantes: sabe quando os mais velhos dizem que é possível definir uma pessoa ao observar as suas companhias, então, isso é possível sim, ou seja, a melhor saída para quem quer deixar o cigarro é se afastar de pessoas que também fumam;
  • Invista em atividades terapêuticas: encontrar alternativas de descontração para ocupar o tempo e é a mente é uma dica valiosa. Nessa opção, vale desde cursos, oficinas, sessões de massagem até pinturas, cultivo de plantas e trabalhos voluntários.
  • Calcule o seu orçamento: quando o assunto é encontrar alternativas para economizar, a maioria das pessoas se esforça ao máximo para ter sucesso. Com o uso frequente dos cigarros e o dinheiro desembolsado para comprá-los, muito dinheiro também vai embora e talvez você nem tenha percebido. Faça os cálculos e anote quanto pode economizar sem fumar!

Como parar de fumar

Pronto! Agora que todas as informações sobre o programa para parar de fumar oferecido pelo SUS foram compartilhadas e também as melhores dicas para largar esse vício, ficou muito fácil construir uma nova história para a sua vida. Acredite no seu potencial e redescubra o prazer de viver!

Cartão SUS 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content