O pré-natal é um exame fundamental durante a gestação, pois previne e/ou detecta de forma precoce possíveis doenças na mãe e/, ou no feto. Desta forma, o bebê se desenvolve de forma saudável e a mulher tem uma gestação tranquila, o que diminui o risco de morte materna e neonatal.
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui a Rede Cegonha, que oferece planejamento reprodutivo e assistência às gestantes de forma gratuita. O acompanhamento é realizado durante o pré-natal, parto, nascimento e período de amamentação. Após o nascimento, a saúde do bebê recebe atenção integral.
A gestante que deseja iniciar seu pré-natal pelo SUS, deve ir até à unidade de saúde mais próxima e solicitar o atendimento com seu cartão nacional de saúde. No local, a mulher terá direito a um teste rápido, para comprovar a gravidez. Caso comprovada, ela vai começar seu pré-natal.
Segundo o Ministério da Saúde, o cronograma de acompanhamento deve constar no mínimo seis consultas durante a gravidez, e pelo menos uma após o nascimento do bebê. Além de consultas, o pré-natal pelo SUS oferece exames laboratoriais, de imagem, entre outros procedimentos.
Entre os direitos da gestante garantidos pelo SUS durante o pré-natal estão:
No início da gestação, as consultas acontecem mensalmente. Desta forma, o médico acompanha a gravidez regularmente até a sétima semana.
Na primeira consulta de pré-natal pelo SUS, o foco é a saúde da gestante. O obstetra mede a pressão arterial, solicita exames, ultrassom e confere o peso.
Após a sétima semana de gravidez, as consultas acontecem a cada 15 dias. Já no último mês, o acompanhamento ocorre uma vez por semana. Enfermeiros também podem auxiliar a gestante.
O calendário fica assim:
É o exame que possibilita a visualização do feto e saco gestacional, e de como está seu desenvolvimento. O ultrassom também comprova a data do parto, além de descartar a gravidez ectópica, que é quando o embrião se forma fora do útero.
O SUS disponibiliza de três a quatro ultrassonografias, seguindo a recomendação daOrganização Mundial de Saúde (OMS). Dois ultrassons devem ser feitos no primeiro trimestre de gestação; e após, um exame a cada trimestre seguido.
Além do ultrassom realizado por trimestres, o SUS também disponibiliza a ultrasssonografia transvaginar , a morfológica e do útero.
Entre outros exames fornecidos pelo SUS durante o pré-natal, estão:
O Sistema Único de Saúde também oferece diversas vacinas durante o pré-natal:
De acordo com o histórico da paciente, outras vacinas e exames podem ser solicitados.
O pré-natal pelo SUS também é muito importante para saber qual tipo de parto será realizado. Entre os procedimentos disponibilizados pelo sistema estão o parto normal, a cesariana e o parto humanizado. Além disso, pelo sistema público a gestante também pode fazer consultas ao psicólogo para acompanhar esse processo tão importante na vida da mulher.
Para realizar o pré-natal gratuito, você deve fazer parte do SUS e possuir o cartão nacional de saúde. Com o cartão do SUS, você pode realizar procedimentos gratuitos em todo o país.
Caso você ainda não possua o cartão, basta ir até à Secretaria da Saúde, ou à UBS mais próxima, com documentos pessoais de identificação em mãos e solicitar o cadastro.
O pré-cadastro no SUS pode ser feito pela internet, mas após você deverá ir até uma unidade de saúde para validar o procedimento e receber a carteirinha.
Deixe seu Comentário