Psicólogo pelo SUS em 2020 – Como agendar consulta e fazer acompanhamento

Encontrar Psicólogo pelo SUS é um grande desafio para a população, entretanto, isso não é uma exclusividade do Sistema Único de Saúde, pois pela maioria dos convênios também é difícil.

Isso acontece porque a maioria dos profissionais dessa área atendem particular, pois o repasse de valores realmente é baixo para eles.

A boa notícia é que apesar de ser difícil encontrar Psicólogo pelo SUS não é impossível, pois o Ministério da Saúde possui um projeto específico para atender esses pacientes. Acompanhe!

Qual é o papel do psicólogo pelo SUS?

O Psicólogo ajuda as pessoas a compreenderam alguns tipos de sofrimento emocionais e doenças mentais que prejudicam a qualidade de vida.

O objetivo é atender pessoas com as seguintes condições:

  • Intenso sofrimento psíquico e distúrbios psicológicos, em geral;
  • Portadores de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia e outros problemas relacionados;
  • Dependentes químicos e alcoólatras;

O atendimento do Psicólogo é de extrema importância para que essas pessoas restabeleçam a saúde mental e emocional, bem como, tenham ajuda para lutar contra a dependência química.

Psicólogo

Como conseguir psicólogo pelo SUS?

Poucas pessoas sabem que o SUS possui um sistema especializado que oferece consulta com psicólogo. Isso é realizado no CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial) e é totalmente gratuito.

Nas CAPS tem Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Terapeutas que atendem em conjunto as pessoas que sofrem com transtornos psicológicos, mentais e aquelas que são dependentes químicos.

Existem centros especializados em psicologia que atendem casos específicos como:

  • Crianças e Adolescentes – Podem ser atendidos na CAPSi
  • Viciados em drogas e álcool – Pode ser atendidos na CAPS AD

O atendimento com Psicólogo pelo SUS sempre existiu, no entanto, não é feito de forma convencional em postos de saúde, talvez por isso, é pouco conhecido pela maioria da população.

Para passar em um consulta com alguns desses profissionais, o cidadão deve ser dirigir nas CAPS onde passará por uma triagem com o objetivo de ser encaminhado para o tratamento correto.

Psicólogo no SUS

Como funcionam as CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

Asunidades das CAPS são distribuídas estrategicamente para prestar serviços comunitários dando atenção especial a saúde mental e psicológica da população. Nos centros, atuam equipes multidisciplinares que ajudam as pessoas em situação de crise ou com necessidades de reabilitação psicossocial.

Os centros são divididos em diversas modalidades, são elas:

  • CAPS I: atende a todas as faixas etárias, destinado a transtornos mentais graves e persistentes, usuários de substâncias psicoativas. Disponível em regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
  • CAPS II: todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Destinado a cidades com pelo menos 70 mil habitantes.
  • CAPS i: atende crianças e adolescentes, destinado a transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Para cidades com menos 70 mil habitantes.
  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas as faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. Presente em regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • CAPS III: atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno para todas as faixas etárias. Atende transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Destinado a cidades e/ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno funcionamento 24h, todas as faixas etárias, destinado a transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. Atende cidades e/ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

Em linhas gerais, para conseguir Psicólogo pelo SUS é necessário procurar um CAPS, depois do preenchimento do formulário e da triagem é que serão definidos os demais passos do tratamento.

Todas as cidades do Brasil possuem esses centros, é importante consultar o site da Prefeitura do município e verificar onde estão localizados cada um deles.

O SUS ainda oferece uma série de medicamentos gratuitos para doenças mentais e psicológicas, desde que tenham indicação médica.

Em alguns casos, a consulta com Psicólogo pelo SUS pode demorar um pouco, mas isso acontece devido à  alta demanda. Diante disso, o nome do paciente pode ficar em uma lista de espera onde ele será chamado assim que abrir vaga.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content