2ª Via da Carteirinha do SUS – Como e Onde fazer Segunda Via Cartão SUS

Para ser atendido nas unidades básicas de saúde da sua cidade é preciso ter o seu cartão do SUS. É emitido gratuitamente e pode (e deve!) ser usado por todos os brasileiros, desde crianças até os mais idosos.

Mas, se você perdeu o seu cartão não precisa se preocupar! É possível solicitar a 2ª via da carteirinha do SUS. E isso aconteceu com você, continue lendo esse texto que vou te explicar como e onde fazer a segunda via da cartão do SUS, mas para isso é preciso anteriormente já ter realizado alguma vez o cadastro no SUS. 

O que é cartão CNS?

A sigla CNS significa Cartão Nacional de Saúde, a famosa carteirinha do SUS. Todos os brasileiros devem ter a sua, pois somente assim poderão ser identificados para fazer uso do sistema básico de saúde.

Esse cartão pode ser emitido em qualquer posto de saúde, basta ir até a unidade mais próxima com seus documentos pessoais em mãos. A segunda via do cartão do SUS é emitida direto no posto de saúde. Basta se dirigir até a unidade mais próxima de sua casa com seus documentos pessoais. Na recepção, diga que perdeu sua carteirinha e gostaria de emitir uma nova. Você receberá as orientações e sairá de lá com a 2ª via pronta.

O funcionário do posto irá usar o sistema cadweb para emissão da segunda via. Após feito os procedimentos, sua nova carteira será impressa e você poderá levar para casa.

Cadastro SUS

Quais documentos necessários para 2ª via do cartão SUS?

Os documentos necessários para fazer a segunda via da carteirinha do SUS são:

cartão do SUS

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou de casamento.

Leve todos esses documentos ao posto de saúde e apresente na recepção para solicitar a segunda via. Tanto a primeira quanto a segunda via do Cartão do SUS é totalmente gratuita e todo brasileiro tem direito e o dever de ter a sua.

Inclusive, até mesmo quem tem plano de saúde particular deve ter a carteirinha do SUS. Alguns convênios exigem a apresentação de ambos documentos para usar os serviços médicos prestados.

Como fazer cartão do SUS pela internet

Há ainda uma outra possibilidade para conseguir a 2ª via da carteirinha do SUS, pela internet. Ao acessar o Portal do Cidadão, você terá a possibilidade de solicitar a segunda via do seu cartão ou então de atualizar os seus dados. São poucos cliques, como pode conferir no passo a passo abaixo:

Passo 1 – Acesse o Portal do Cidadão: https://portaldocidadao.saude.gov.br/;


Passo 2 – O site foi atualizado, portanto, você pode acompanhar o tutorial que aparecerá ou clique em “Pular” para ir direto ao site;


Passo 3 – Clique em “Entrar”;


Passo 4 – Se já tiver conta: Informe o seu CPF no campo solicitado e clique em “Próxima”; Se ainda não tiver uma conta: clique em “Criar sua conta”;

Segunda via cartão do SUS


Passo 5 – Preencha os dados e prossiga com o cadastro;

Cadastro no SUS


Passo 6 – Na página inicial, faça seu login com o seu CPF e a senha que criou.

Abrirá o DigiSUS, onde consta todas as suas informações sobre consultas, vacinas e o cartão do SUS. Lá você pode conferir detalhes sobre a sua saúde e cuidados básicos. Ao clicar em “Minha Saúde” na lateral, aparecerá os dados sobre tratamentos e vacinas. Na parte superior, terá o seu nome completo e o número do seu cartão. Clique em “Acessar” para ver o cartão e em seguida em “Salvar”.

Como fazer cadastro no SUS


Documentos necessários para fazer carteirinha do seu bebê

Grande parte das maternidades já fazem o cartão do SUS assim que o bebê nasce. Mas, se esse não for o seu caso, é só ir até uma unidade básica de saúde pública mais perto de sua casa com os seus documentos e os do bebê em mãos. A emissão da carteirinha do SUS é totalmente gratuita.

Inclusive, você sabia que na própria maternidade já dá para fazer a certidão de nascimento da criança? Para isso, basta os pais levarem seus documentos pessoais:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou de casamento.

Caso não seja possível fazer a certidão na maternidade onde seu filho nasceu, é só levar esses documentos no cartório, com os papéis que o hospital lhe entregará.

Ter a carteirinha do SUS em mãos é importante. Por isso, se perdeu a sua vá quanto antes solicitar a segunda via.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content