SIGTAP 2021 – Como usar a Tabela de procedimentos do SUS online

SIGTAP quer dizer Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos, sua função é auxiliar e fortalecer o processo de tomada de decisões no âmbito financeiro do SUS. Quem trabalha nas áreas administrativas do sistema de saúde precisa fazer consultas online no SIGTAP para conferir valores, códigos da operação e demais detalhes sobre os procedimentos cadastrados.

Se você quer uma ajuda para consultar e acessar ao sistema confira aqui no Cartão SUS 2021 um tutorial completo de como funciona. Veja aqui como consultar os procedimentos médicos, os dados ali disponíveis, como fazer seu cadastro Sigtap por meio do Governo Federal e mais sobre os profissionais conveniados ao governo.

Veja mais informações sobre a SIGTAP abaixo, como ela funciona, quais são as pessoas que podem ter acesso a mesma, como fazer a atualização da tabela quando necessário e muito mais, sempre ficando bem informado sobre esse assunto.

Para que serve a SIGTAP do SUS?

A tabela de procedimentos do SUS é instituída pela Portaria GM n° 2848 de 2007 do Ministério da Saúde, que organiza as tarefas por competência e também possibilita a geração de relatórios e notas técnicas por parte dos usuários.

Assim, todos os procedimentos médicos, se tem remédios específico para os pacientes e que de operações são realizadas, fica tudo disponível pela internet, os valores e custos para o governo e tudo que você pode ter acesso por meio das redes municipais de saúde, assim como outros órgãos e os gestores responsáveis.

Sigtap é um sistema do SUS para a consulta de código de procedimentos, notas técnicas e preços

Cada atributo cadastrado no sistema é detalhado, bem como as alterações que podem vir a surgir no mês. O sistema também gera relatórios e, a cada mês disponibiliza uma nova Tabela de Procedimentos com a competência/mês que deve ser levada em consideração.

O SIGTAP pode ser acessado online, no site oficial, e também há uma versão para Desktop, para ser utilizada mesmo sem conexão com a internet. É muito fácil de usar, isso porque é uma ferramenta desenvolvida pelos órgãos do Governo para que qualquer pessoa possa acessar o Sigtap sistema, além de cesso aos procedimentos cirúrgicos marcados e agendados.

A tabela permite encontrar o procedimento através de um código, gerado de acordo com a organização da própria tabela. Com isso, é possível saber detalhadamente as informações relacionadas com tal procedimento. Por exemplo, para quem é direcionado, se prevê internação, etc. Com isso, estima-se o custo que esse procedimento custará para o Governo.

Além disso, a tabela do SUS cadastrada no sistema permite analisar quanto investimento está sendo aplicado e como está sendo usado. Dessa forma, contribui para analisar e planejar melhor os gastos. Além de otimizar as ações realizadas na saúde pública.

SIGTAP Como usar

O que é Tabela Sigtap?

A tabela da Sigtap foi desenvolvido para que os procedimentos e demais ações realizadas pelo SUS tenham um código inicial, facilitando assim o acesso e a procura de tudo que possa ser feito nesse sistema.

Assim como acontece com os planos de saúde privados, o SUS também tem todos os seus códigos únicos de liberação, se certo procedimento precisa de anestesia, se precisa de internação e uma série de informações relevantes para que seja feito dentro do esperado, sem demais complicações para o usuário.

Ela também é usada para que seja calculado qual será o valor gasto do governo para executar certo procedimento, ficando dentro tudo do previsto e sem demais problemas.

Como acessar a tabela de procedimentos SIGTAP do SUS atualizada para 2021?

O acesso pode ser feito online e é bem simples. Comece acessando o endereço eletrônico do Datasus: http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/

Em seguida, clique no botão “Acessar a Tabela Unificada”. Ele fica na parte superior do site.

Tabela Unificada do SUS

Na próxima tela será preciso preencher o Grupo, Subgrupo e Forma de Organização. Preenchendo apenas esses três campos já aparecerá uma lista com os possíveis resultados. Se quiser resultados mais específicos, é necessário preencher os outros campos, como é o caso do controle financeiro dos procedimentos realizados, quais os tipos de prioridade ao repasse de verbas, até mesmo os gestores pelo ministério.

Se você já sabe o código, é mais fácil realizar a pesquisa. Basta digitá-lo no campo “Código” no primeiro quadro. Se você sabe o nome do procedimento, é só digitá-lo em “Nome”.

Dados do procedimento do SUS

Essa ferramenta ajuda a controlar quantos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Permite quantificar os custos de cada um e, consequentemente, buscar novas ações para melhorar a saúde dos brasileiros, investindo melhor a verba disponível.

Tabela Unificada do SUS em PDF

Se quiser baixar as tabelas SIGTAP atualizadas para 2021 pode realizar o download em PDF para desktop de sistemas Windows ou Linux no link oficial. Ao baixar a planilha poderá consultar e editar diretamente no seu computador. Para fazer o download clique no botão abaixo:

Como atualizar o Sigtap? Download do SIGTAP para desktop

Para quem prefere usar a tabela de procedimentos offline é possível baixar a SIGTAP no computador. A área de download está disponível no site do DataSUS.  Assim, o paciente sabe quais os lugares pode fazer uma cirurgia específica e muito mais.

É importante que o interessado saiba também como fazer a atualização dessa tabela, visto que somente assim poderá ter acesso sempre que quiser ao que realmente está valendo, sem ser surpreendido com demais imprevistos ou até mesmo com procedimentos que não constam.

Clique no botão abaixo para ser redirecionado para o site oficial:

[su_buttonurl=”http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp” target=”blank” style=”ghost” background=”#2defe5″ color=”#000000″ size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: mouse-pointer” icon_color=”#000000″]Baixar tabela SIGTAP em PDF[/su_button]

Passo a Passo para fazer o download e usar o sistema offline:

  • Ao abrir o link clique na opção “Sigtap Desktop”;
    Download SIGTAP - Passo 2
  • Selecione o sistema operacional do seu computador, se Windows ou Linux;
    Download SIGTAP - Passo 3
  • Ao clicar sobre a versão será aberto os links para download do arquivo. Clique em “sigtap-setup” salvo no computador na área de download;
    Download SIGTAP - Passo 4
  • Clique em “Eu aceito” e logo após em “Prosseguir”;
    Download SIGTAP - Passo 5
  • Na tela seguinte será mostrado alguns componentes para a instalação. Clique em “prosseguir”;
    Download SIGTAP - Passo 6
  • Surgirá o local onde ficará salvo o programa. Altere se desejar e clique em “Instalar”;
    Download SIGTAP - Passo 7
  • Aguarde a instalação completar;
    Download SIGTAP - Passo 9
  • Ao terminar a instalação clique em “Fechar”;
    Download SIGTAP - Passo 10
  • Abra o programa no ícone que ficou salvo na área de trabalho ou na parte do Disco Local (C) do seu computador.
    Download SIGTAP - Passo 11

Como funciona a tabela de procedimentos?

A organização da Tabela de Procedimentos do SUS divide-se em quatro níveis diferentes. Isso permite, através de um código, identificar cada procedimento detalhadamente.

Os quatro níveis são:

  • Grupos;
  • Subgrupos;
  • Forma de Organização;
  • Procedimento.

Nível 1 – Grupo

O nível 1 é o maior existente, sendo o Grupo. Agrega-se aqui todos os procedimentos de uma determinada área de atuação, conforme as finalidades das ações, por exemplo, “Procedimentos Cirúrgicos”.

Nível 2 – Subgrupos

O nível 2 é chamado de Subgrupo e, aqui está agrupado os procedimentos por tipo de área de atuação. Por exemplo, “Cirurgia do aparelho digestivo, orgãos anexos e parede abdominal”.

Nível 3 – Formas de organização

O nível 3 é a Forma de Organização. Aqui os procedimentos são divididos de acordo com alguns critérios, como a área anatômica, especialidades, tipos de aparelhos, sistemas do corpo humano, tipos de exames, tipos de cirurgias, tipo de órteses, próteses e materiais especiais. Por exemplo, “intestinos, reto e ânus”.

Nível 4 – Procedimento

E por último, o nível 4, o Procedimento. É a considerada a célula do SIGTAP e é onde o método é detalhado. É usado para controlar as ações e acompanhá-las. Sejam elas ações complementares ou administrativas. Descreve o procedimento em si, por exemplo, “Apendicectomia”.

Para identificar o tipo de procedimento na Tabela, é gerado um código de acordo com cada nível (listado acima). Essa codificação tem 10 dígitos, sendo: 34.56.789-0. Onde:

  • 12 – É o grupo;
  • 34 – É o subgrupo;
  • 56 – É a Forma de Organização;
  • 789 – Números sequenciais (dentro da Forma de Organização);
  • 0 – Dígito verificador.

Os códigos podem ser conferidos na tabela SIGTAP e, podem ser acessados por qualquer pessoa no Brasil. Basta ter acesso à internet e saber como usar o sistema, o que é bem simples. Não precisa nem de login para realizar uma busca.

Sigtap Como funciona

Como usar o  sistema SIGTAP

Tanto na versão online quanto a do desktop são semelhantes, tendo as mesmas funcionalidades. Seguem breve manual das principais telas e recursos disponíveis:

01 – Na tela inicial selecione o mês e ano vigente para consultar a tabela atualizada. Clique sobre “download” para visualizar o sistema.

Como usar SIGTAP


02 – Aparecerá um informativo perguntando se deseja fazer a importação de dados. Clique em “sim”;

Como usar SIGTAP


03 – Será aberta uma nova tela com a barra de status e o percentual de importação da competência do ano selecionada;

Como usar SIGTAP


04 – Assim que a importação for completa aparecerá um informativo de que o arquivo foi completado com sucesso;

Como usar SIGTAP


05 – Na parte “Menu do arquivo” é possível consultar as competências ou sair do sistema;

Arquivo SIGTAP


06 – no menu “Consultar” e possível conferir os tipos de procedimentos, compatibilidades e procedimentos.

Consultar SIGTAP


07 – no menu “Procedimentos” pode-se consultar todos os procedimentos vigentes na competência selecionada; É aqui que deverá aparecer as consultas e resultados;

Procedimento SIGTAP


08 – Se não estiver encontrando o que precisa clique em “Busca Avançada” para usar mais filtros de pesquisa;


Ficou alguma dúvida sobre como usar o sistema? Use o site do Wiki Saúde para mais tutoriais de uso dos softwares do SUS ou deixe nos comentários a sua dúvida!

Fique sempre de olho em nosso site para receber esta e demais informações sobre a SIGTAP, como funciona esse acesso, quais são suas principais funções de uso e muito mais. Além disso, você também recebe demais atualizações sobre o SUS no geral.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content