SIGTAP 2020 (Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos) – Como acessar e usar

SIGTAP quer dizer Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos, sua função é auxiliar e fortalecer o processo de tomada de decisões no âmbito financeiro do SUS.

Esse sistema conta com a Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses e Próteses e Materiais de síntese do SUS. É usada como um instrumento para otimizar os investimentos e garantir melhores oportunidades e a qualidade do atendimento no SUS. Através dessa ferramenta é possível identificar os custos com cada procedimento realizado na área da saúde pública.

O que é SIGTAP

Como dito anteriormente, é a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais, do Sistema Básico de Saúde (SUS). Essa ferramenta permite realizar o acompanhamento sistemático de todos os procedimentos realizados pela rede pública de saúde.

Cada atributo é detalhado, bem como as alterações que podem vir a surgir no mês. O sistema também gera relatórios e, a cada mês disponibiliza uma nova Tabela de Procedimentos com a competência/mês que deve ser levada em consideração.

O SIGTAP pode ser acessado online, no site oficial, e também há uma versão para Desktop, para ser utilizada mesmo sem conexão com a internet.

A tabela permite encontrar o procedimento através de um código, gerado de acordo com a organização da própria tabela. Com isso, é possível saber detalhadamente as informações relacionadas com tal procedimento. Por exemplo, para quem é direcionado, se prevê internação etc. Com isso, estima-se o custo que esse procedimento custará para o Governo.

A tabela permite analisar quanto investimento está sendo aplicado e como está sendo usado. Dessa forma, contribui para analisar e planejar melhor os gastos. Além de otimizar as ações realizadas na saúde pública.

SIGTAP Como usar

Como a tabela de procedimentos é organizada

A organização da Tabela de Procedimentos do SUS divide-se em quatro níveis diferentes. Isso permite, através de um código, identificar cada procedimento detalhadamente. Os quatro níveis são:

  • Grupos;
  • Subgrupos;
  • Forma de Organização;
  • Procedimento.

Nível 1

O nível 1 é o maior existente, sendo o Grupo. Agrega-se aqui todos os procedimentos de uma determinada área de atuação, conforme as finalidades das ações, por exemplo, “Procedimentos Cirúrgicos”.

Nível 2

O nível 2 é chamado de Subgrupo e, aqui está agrupado os procedimentos por tipo de área de atuação. Por exemplo, “Cirurgia do aparelho digestivo, orgãos anexos e parede abdominal”.

Nível 3

O nível 3 é a Forma de Organização. Aqui os procedimentos são divididos de acordo com alguns critérios, como a área anatômica, especialidades, tipos de aparelhos, sistemas do corpo humano, tipos de exames, tipos de cirurgias, tipo de órteses, próteses e materiais especiais. Por exemplo, “intestinos, reto e ânus”.

Nível 4

E por último, o nível 4, o Procedimento. É a considerada a célula do SIGTAP e é onde o método é detalhado. É usado para controlar as ações e acompanhá-las. Sejam elas ações complementares ou administrativas. Descreve o procedimento em si, por exemplo, “Apendicectomia”.

Para identificar o tipo de procedimento na Tabela, é gerado um código de acordo com cada nível (listado acima). Essa codificação tem 10 dígitos, sendo: 34.56.789-0.

Onde:

  • 12 – É o grupo;
  • 34 – É o subgrupo;
  • 56 – É a Forma de Organização;
  • 789 – Números sequenciais (dentro da Forma de Organização);
  • 0 – Dígito verificador.

Os códigos podem ser conferidos na tabela SIGTAP e, podem ser acessados por qualquer pessoa no Brasil. Basta ter acesso à internet e saber como usar o sistema, o que é bem simples. Não precisa nem de login para realizar uma busca.

Sigtap Como funciona

Como acessar a SIGTAP?

O acesso pode ser feito online e é bem simples. Comece acessando o endereço eletrônico: http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp.

Em seguida, clique no botão “Acessar a Tabela Unificada”. Ele fica na parte superior do site.

Tabela Unificada do SUS

Na próxima tela será preciso preencher o Grupo, Subgrupo e Forma de Organização. Preenchendo apenas esses três campos já aparecerá uma lista com os possíveis resultados. Se quiser resultados mais específicos, é necessário preencher os outros campos.

Se você já sabe o código, é mais fácil realizar a pesquisa. Basta digitá-lo no campo “Código” no primeiro quadro. Se você sabe o nome do procedimento, é só digitá-lo em “Nome”.

Dados do procedimento do SUS

Essa ferramenta ajuda a controlar quantos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Permite quantificar os custos de cada um e, consequentemente, buscar novas ações para melhorar a saúde dos brasileiros, investindo melhor a verba disponível.

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content