Você sabia é que possível realizar a Vasectomia pelo SUS? Apesar de muitos não saberem, a realização da Vasectomia pelo SUS é feita de forma totalmente gratuita, mas é preciso atender a alguns requisitos.
Em geral, a vasectomia é um processo cirúrgico voltado para quem busca uma esterilização permanente. Por vezes associado ao âmbito particular, o procedimento também pode ser realizado de forma gratuita, junto ao SUS.
Apesar de muitos ainda não saberem, o Sistema Único de Saúde já se predispõe a realizar o processo para aqueles que atendam aos requisitos.
Quer saber mais sobre a Vasectomia pelo SUS 2020 e como você pode realizar a cirurgia de forma gratuita? Então confira abaixo como funciona e o que deve fazer para solicitar a sua!
Primeiramente, é preciso entender o que, de fato, é a Vasectomia pelo SUS, e como o procedimento é realizado para atingir a esterilização.
Em geral, todo o processo é feito por um método bem fácil e rápido. O procedimento é feito no ducto deferente, onde ocorre o transporte do espermatozoide.
Com isso, a técnica consiste em um pequeno corte na região, isolando o ducto para que não haja o transporte de espermatozoide até o sêmen, que ainda é expelido naturalmente
Com a aplicação da anestesia local, incisão no testículo e finalização da cirurgia, o processo pode levar menos de 30 minutos.
Se você pretende realizar a Vasectomia pelo SUS, a primeira coisa a se fazer é ira até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você.
Com isso, é possível realizar a primeira avalição, entender melhor como o processo funciona diretamente com os profissionais da área.
Em seguida, você será encaminhado a um especialista para que sejam realizados os exames pré-operatórios, com as devidas instruções para a cirurgia.
Porém, não é qualquer um que pode realizar o procedimento de Vasectomia pelo SUS. É preciso atender a alguns requisitos.
Para fazer a Vasectomia pelo SUS, é preciso que o paciente tenha, ao menos 25 anos de idade, ou 2 filhos vivos.
Além disso, caso seja casado, o paciente ainda precisa de uma autorização prévia de sua esposa, haja vista que, pelas regras do Sistema Único de Saúde, não é solicitar o procedimento de reversão.
Com isso, o órgão estabelece que o paciente deve aguardar um período de 60 dias entre a solicitação do procedimento e sua realização de fato.
Para realizar a Vasectomia pelo SUS, você deve procurar pelo médico urologista, o qual irá orientar o paciente para que todo o processo administrativo seja feito
Em seguida, na Unidade Básica de Saúde (UBS), será feito um levantamento geral de sua saúde, para saber se a cirurgia poderá ser realizada.
Além disso, será necessário o participar da palestra de Planejamento Reprodutivo, onde serão debatidos alguns métodos contraceptivos, com foco na Vasectomia.
Com isso, através de toda orientação repassada pelos médicos e atendentes, você será direcionado ao Ambulatório de Pequenas Cirurgias indicado, onde deve apresentar os seguintes documentos:
Após procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) , o paciente deve passar por algumas etapas – protocolo a ser seguido antes da realização da cirurgia.
Sendo assim, se você deseja realizar a Vasectomia pelo SUS, é preciso entender como cada etapa funciona. Confia:
Em geral, nenhuma cirurgia de esterilização é realizada de imediato. O paciente deve passar por um período de reflexão – 60 dias entre a solicitação e a cirurgia.
Isto é, após realizar a Vasectomia pelo SUS, não é possível solicitar o procedimento de reversão pela Rede Pública de Saúde. Logo, é necessário ter certeza a respeito da realização.
Como apontado acima, o paciente deve reunir alguns documentos e apresentá-los junto aos responsáveis pelo acompanhamento. Além dos documentos pessoais, é preciso apresenta os exames pré-operatórios, como:
Uma das etapas mais importantes para a realização da Vasectomia pelo SUS são as reuniões. Lá você receberá as demais orientações e vai entender melhor como funciona todo o procedimento cirúrgico.
Com isso, o paciente é orientado sobre todos os cuidados que deve tomar após a cirurgia, inclusive quanto as relações sexuais, que deve ser feita com uso de preservativo por um determinado período.
Você ainda pode conferir outras informações sobre a Vasectomia pelo SUS 2020 no site do Ministério da Saúde, clicando aqui.
Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e recomendações aqui no site!
Deixe seu Comentário